DC e Marvel, são, obviamente, universos totalmente diferentes. Por mais que algumas vezes ocorram alguns crossovers, todos os heróis e vilões permanecem em seus respectivos universos. Com exceção de um, que transita nos dois.
Como uma das figuras mais icônicas da cultura pop, Drácula foi refeito, reimaginado e recontextualizado inúmeras vezes. Isso inclui os universos da DC e da Marvel, onde o vampiro trouxe terrores para ambos.
Drácula existiu na DC em várias formas, com versões dele aparecendo em todo o Multiverso. Ele já encontrou, por vezes, com o Superman e Batman, causando diversos problemas.
Na pré-crise, Superman encontrou uma versão de Drácula e Frankenstein, em 'Superman vol. 1 #344', de Paul Levitz, Len Wein e Curt Swan. Superman derrotou o Frankenstein, mas precisou de ajuda para deter o vampiro.
No pós-crise, Superman novamente encontrou Drácula em Superman #180. Com hipnose, Drácula chegou a morder o Superman e quase o derrotou. Mas como o sangue do Superman era carregado com energia solar, o vampiro explodiu.
A versão mais notável de Drácula na DC é a da Terra-43. Em Batman: Red Rain, Drácula enfrentou o Batman e foi derrotado. No entanto, ele transferiu sua maldição para o Homem-Morcego, que espalhou vampirismo pela Liga da Justiça.
Embora tenha havido várias encarnações de Drácula na história da DC, só houve uma versão principal do vilão na Marvel. Criado por Gerry Conway e Gene Colan para The Tomb of Dracula, a encarnação de Drácula na Marvel rapidamente se tornou popular entre os fãs (e criadores).
Nascido no século 15 como um nobre da Transilvânia, Vlad Drácula foi transformado em vampiro após ser mortalmente ferido em batalha.
Crescendo rapidamente em prestígio para se tornar o Senhor dos Vampiros, Drácula foi “morto” várias vezes, apenas para encontrar uma maneira de voltar à terra dos vivos.
Drácula tentou transformar a Tempestade dos X-Men em um vampira, lutou contra o Surfista Prateado, Thor e os Vingadores. Blade e o Doutor Estranho se tornaram seus inimigos mais consistentes.
Na Marvel, o Doutor Estranho usou a Fórmula Montesi para destruir Drácula e todos os outros vampiros da Terra. Mas, depois que a Fórmula foi superada, Drácula foi restaurado e recuperou seu lugar no mundo.