De todos os super-heróis da Marvel e da DC , há dois – um de cada universo – que se destacam dos demais como os mais importantes, e o Universo Amálgama os nomeia especificamente.
O Universo Amálgama é a combinação das realidades da Marvel e da DC que surgiram da minissérie de quatro partes DC Versus Marvel.
Na história, dois deuses cósmicos que são irmãos ficam sabendo da existência um do outro. Um deles presidiu a Marvel, enquanto o outro a DC.
No entanto, eles deveriam ser uma divindade, e o fato de terem sido separados foi um erro cósmico. Então, o Espectro e o Tribunal Vivo combinaram as duas realidades no Universo Amálgama.
Em DC Versus Marvel #4 de Ron Marz e Dan Jurgens, os irmãos espirituais percebem o que o Espectro e o Tribunal Vivo fizeram e rapidamente desfazem seus esforços para extinguirem um dos universos.
Cada herói amalgamado foi revertido às suas formas originais, mas o Universo Amálgama ainda estava intacto, pois os deuses ainda não haviam decidido qual mundo permaneceria e qual seria excluído da existência.
No entanto, tudo é interrompido depois que eles examinam profundamente os dois universos e veem o quão valiosos ambos são. No final, os dois deuses decidiram deixar a Marvel e a DC existirem separadamente.
Embora os dois universos tenham diversos heróis, os deuses deixaram que ambos existissem por conta de dois heróis e os mais importantes de cada universo: Batman (DC) e Capitão América (Marvel).
Batman e Capitão América atuaram quase como representantes de seus respectivos universos. Os deuses-irmãos investigaram suas origens, onde viram verdadeiras tragédias, sofrimentos, perdas e dor.
Então, os Deuses olharam para os heróis que se tornaram e viram esperança, triunfo, liderança e a busca pelo bem, mesmo à custa de suas próprias vidas.
Foi isso que levou as divindades a olhar mais de perto os universos mais amplos e optar por deixá-los viver, o que significa que Batman e Capitão América eram heróis tão grandes que cada um salvou suas próprias realidades.