Darkseid é um dos vilões mais fortes, poderosos e aterrorizantes do Universo DC. Ele é o Lorde de Apokolips, um planeta sombrio e opressivo que está em constante conflito com os habitantes de Nova Gênese, um planeta pacífico e harmonioso.
Como governante de Apokolips, Darkseid é um ser muito poderoso, possuindo habilidades sobre-humanas que fazem dele um ser praticamente invencível.
Além disso, usando a Equação Anti-Vida, Darkseid é capaz de controlar a mente de seus inimigos, fazendo com que eles se tornem seus servos. Isso, inclusive, já aconteceu até mesmo com o Superman.
Vale lembrar que ele também é capaz de viajar entre dimensões, manipular energia e disparar poderosas rajadas Ômega, que têm o poder de destruir tudo o que encontram pela frente.
Mesmo sendo esse ser extremamente poderoso, Darkseid encontra na Liga da Justiça uma grande dificuldade para vencer suas batalhas. E um membro em específico é muito respeitado pelo vilão.
A resposta óbvia para quem é o membro respeitado por Darkseid seria Superman. O herói mais poderoso da Liga da Justiça. No entanto, não é ele...
O integrante mais respeitado pelo Lorde de Apokolips é o Batman. O motivo? O Homem-Morcego é um poderoso estrategista e consegue competir com Darkseid por meio da sua astúcia e inteligência.
Batman é o único capaz de entender as intenções de Darkseid e planejar seus movimentos para enfrentá-lo. Por isso, o vilão teme o herói. Isso ficou evidente em Superman/Batman #12, de Jeph Loeb e Michael Turner.
Na história em questão, Darkseid fez uma lavagem cerebral na Supergirl. Com isso, Mulher-Maravilha, Superman e o Batman vão até Apokolips para resgatá-la.
Embora Clark e Diana tenham força e vontade de lutar, é Bruce quem consegue forçar Darkseid a liberar seu controle sobre Kara Zor-El.
Batman consegue vencer Darkseid sem lutar contra ele. Ele arma bombas infernais, capazes de destruir Apokolips, e ameaça usa-las. O vilão cede e admite sua admiração por Bruce Wayne.
"Se o kryptoniano ou a amazona tivessem feito essa aposta, eles teriam perdido… Mas você. Um humano. Você mata sua própria espécie para vencer batalhas. É… uma qualidade admirável.", disse Darkseid.