Conheça todos os enredos das escolas de samba da Série Ouro do Rio de Janeiro para 2023!
A Série Ouro dos desfiles de escolas de de samba do Rio de Janeiro conta com uma grande safra de enredos para 2023. De homenagens a personalidades históricas a brincar com a história do descobrimento do país, vários temas prometem agitar a Sapucaí. Confira todos, já na ordem de desfile!
De volta à Série Ouro, a escola do Engenho de Dentro vai contar a história de um dos maiores baluartes do samba: Zé Espinguela. Jornalista, escritor e pai-de-santo, foi o fundador da Estação Primeira de Mangueira.
A escola da Cachoeirinha vai recontar um de seus maiores enredos, "Madame Satã". Mas ao contrário de 1990, a Lins vem para passar a mensagem de luta e resistência do transformista mais famoso da Lapa.
Depois de um ano falando de um tema denso como o Cais do Valongo, a Vigário vem dando um banho de leveza com "A Fantástica Fábrica da Alegria".
O berço do samba vem contar a história de uma das principais capitais brasileiras. São Luis do Maranhão será retratada através de todas as suas lendas da "terra onde canta o sabiá".
A Unidos de Padre Miguel vai levar para Sapucaí toda a história da influência árabe, mouras e muçulmana no Nordeste brasileiro, num paralelo entre o deserto e o sertão.
Não foi erro de digitação. A novata Acadêmicos de Niterói vai para seu batismo contando a história de sua cidade em 2023.
A escola da Zona Sul reencontra a sua identidade bem-humorada e contará uma história diferente: e se fossem os índios brasileiros que "descobrissem" a Europa, como seria?
Voltando à Série Ouro, a União de Jacarepaguá contará a história de dois negros que foram símbolos de luta e resistência no Vale do Café.
A Ponte vai contar a história de uma das mais importantes personalidades de São João de Meriti: a ialorixá Mãe Meninazinha de Oxum, que teve sua vida marcada pela luta contra a intolerância religiosa.
A Unidos de Bangu vai forte em sua veia africana e contará a história do orixá Aganjú, o quinto alafim de Oyó.
A Em Cima da Hora terá como seu enredo a história de Esperança Garcia, negra escrava que foi considerada a primeira advogada da história do Piauí.
Grande favorita ao título e acesso para o grupo especial, o tigre de São Gonçalo vai contar a história impressionante da expedição de Julio Verne pela Amazônia.
A Ilha fará uma justa homenagem à sua madrinha Portela no enredo "o encontro das águias no templo de momo".
O Império da Tijuca descerá o morro da Formiga para contar a história de um dos maiores artistas da história da América do Sul, o pintor Carybé. Argentino, se apaixonou pela Bahia e eternizou seu amor em grandes obras.
Fechando o grupo de acesso com chave de "ouro", a Inocentes de Belford Roxo contará a história de artesãs do Espírito Santo, que retrata a luta e resistência diária de milhares de mulheres pelo Brasil.