Rolou nesta segunda-feira (27) o sorteio da fase de grupos da Sul-Americana e da Libertadores. Atual campeão, o Flamengo já estava confirmado no Grupo A e conheceu seus adversários.
No pote 2, o selecionado para enfrentar o Flamengo foi o Racing. A equipe foi campeã do Campeonato Argentino da temporada passada e está na quarta posição em 2023.
Flamengo e Racing se enfrentaram recentemente na Libertadores, com o Rubro-Negro sendo atual campeão, e acabou eliminado. Em 2020, o jogo de ida e volta acabou 1 a 1, com o clube carioca caindo nos pênaltis.
A equipe carioca enfrentou o Racing quatro vezes na história e não venceu nenhuma. São três empates e uma vitória do clube argentino, em 1992.
O sorteado no pote 3 foi o Aucas. Ainda que seja um time desconhecido, o clube foi campeão do Campeonato Equatoriano mesmo com concorrência de equipes de mais renome, como Independiente del Valle, Emelec, Barcelona e LDU.
Apesar de ter sido uma sensação na temporada passada, o Aucas deverá enfrentar dificuldade já que perdeu muitos jogadores. A equipe está na sexta posição do Equatoriano e perdeu a Supercopa Equatoriana pro Del Valle.
Além do Aucas, um rival que o Flamengo terá pela frente será a altitude, já que a partida acontecerá em Quito, capital do Equador. Onde existe a altitude de 2.882 metros acima do nível do mar.
Além da altitude, o Flamengo terá pela frente um rival chileno, talvez o menos conhecido do grupo. Trata-se do Ñublense, que foi vice-campeão do Campeonato Chileno, superando equipes de mais renome.
Assim como o Aucas, o Ñublense também já viveu dias melhores. A equipe chilena ocupa a 13ª posição do campeonato local neste momento, mas foram apenas oito partidas disputadas.
Flamengo e Ñublense nunca se enfrentaram na história. Será a primeira vez que o clube argentino vem ao Rio de Janeiro para duelar contra o Rubro-Negro.
O sorteio acabou de acontecer e o Flamengo já tem data prevista para estrear na Libertadores. A equipe carioca enfrenta o Aucas na primeira semana do próximo mês. Os dias 04, 05 e 06 são cotados para os duelos.
A partida na altitude de Quito acontecerá entre os jogos da final do Campeonato Carioca, no qual o Flamengo enfrentará o Fluminense. O rival do Rubro-Negro também joga na Libertadores, mas uma viagem menor e fora da altitude.