O draft da NBA é um evento em que os times com piores colocações na temporada tem direito de uma escolha alta, podendo assim, decidir o futuro da franquia. Mas você já parou pra pensar aonde estão as dez últimas 'first picks' da NBA?
Primeira escolha do draft de 2012, Anthony Davis foi draftado pelo New Orleans Pelicas, vindo da universidade de Kentucky. Davis jogou por lá durante alguns anos, e, atualmente se encontra no Los Angeles Lakers.
O maior 'bust' da história da NBA, Anthony Bennett tinha uma mídia absurda por cima dele, porém, o jogador decepcionou tudo e todos e nunca sequer teve uma média descente na liga e se aposentou da NBA em 2017, atualmente, Bennett joga pela G-League
Escolhido pelo Cleveland Cavaliers, porém, logo foi trocado para o Minnesota Timberwolves. Até um tempo atrás, a escolha era muito julgada, porém, ano passado o canadense foi campeão pelo Golden State Warriors e All-Star starter.
Em mais uma primeira escolha, o Minnesota Timberwolves draftou o pivô Karl Anthony Towns, também de Kentucky. Três vezes All-Star, Karl Anthony Towns é um dos destaques do Wolves.
Em um dos melhores drafts dos últimos anos, Ben Simmons foi o alvo do Philadelphia 76ers, vindo de Luisiana. Ben se transferiu para o Nets em 2022, após troca com o Sixers.
Em um draft que teve Jayson Tatum como escolha, Markelle foi o escolhido também do 76ers para a primeira escolha. A franquia em si esperava mais do jogador, que passa grande parte de sua carreira lesionado, e atualmente está no Orlando Magic.
No melhor draft da década (e possivelmente da história), a primeira escolha foi DeAndre Ayton, do Suns. Essa classe teve um erro grotesco de olheiro, que consideravam Luka Doncic um jogador 'normal' por jogar na Europa.
A segunda melhor escolha da década até aqui, Zion sempre foi um jogador dominante em Duke. Hoje, se encontra atuando pelo New Orleans Pelicans. Vale ressaltar que essa classe tinha Ja Morant e Jordan Poole também.
Mais uma primeira escolha pro Minnesota, mais um acerto. Anthony Edwards, o ant-man, é um dos melhores jogadores da liga, inclusive, se tornou o jogador mais jovem a ir para um All-Star Game, com 21 anos.
Em um draft abaixo do esperado em relação aos outros, o Detroit Pistons escolheu Cade Cunningham para ser o franchise player em Detroit. Porém, atualmente o jogador se encontra lesionado e sem frequência de jogo.
Paolo Banchero, de Duke, foi selecionado em uma ótima troca de última hora pelo Orlando Magic. 15 minutos antes do ínicio, Banchero, que seria a terceira escolha, foi a primeira, em uma 'troca' com Jabari Smith Jr, que foi ao Rockets.