O Brasil ganhou um novo feriado neste ano de 2024; veja qual é
O Brasil ganhará um novo feriado nacional em 2024. A decisão ocorreu em dezembro do ano passado, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que tornou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra um feriado nacional, celebrado em 20 de novembro.
Antes disso, essa data era feriado apenas em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo. A oficialização do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra ocorreu em 2011, durante o mandato da então presidente Dilma Rousseff.
Zumbi dos Palmares, cuja data de morte em 1695 deu origem ao feriado, é uma figura emblemática na história do Brasil. Sob sua liderança, o Quilombo dos Palmares tornou-se um símbolo de resistência contra a opressão escravocrata. Este quilombo, localizado na região de Alagoas, foi um dos mais significativos espaços de liberdade existentes durante o período colonial e resistiu por quase um século.
Segundo os historiadores, quando tinha por volta de sete anos, Zumbi foi entregue como escravo a um padre chamado Antônio Melo. Uma vez escravizado, recebeu o nome de Francisco e aprendeu a falar Português e Latim. Aos 15 anos, teria fugido e retornado a Palmares, onde se tornou em um importante comandante militar dos palmarinos.
Em 2024, teremos oito pontos facultativos, que serão cumpridos pelos órgãos e entidades da administração pública federal.
– 7 de setembro (Independência do Brasil)
– 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida)
– 2 de novembro (Finados)
– 15 de novembro (Proclamação da República)
– 20 de novembro (Dia da Consciência Negra)
– 25 de dezembro (Natal).