O Besouro Azul Jaime Reyes está a alguns dias de estrear nas telonas do cinema em todo o mundo. Os fãs da DC estão ansiosos para a nova produção do estúdio, afinal, trata-se do primeiro filme de um herói latino-americano dos cinemas.
Mas, além dele, um outro famoso super-herói mexicano será reverenciado no filme: Chapolin Colorado, icônica criação do falecido comediante Roberto Gómez Bolaños, o também criador do personagem e do seriado 'Chaves'.
Em uma recente coletiva de imprensa durante sua visita à Cidade do México para promover Besouro Azul (via Excelsior), o diretor Ángel Manuel Soto explicou o motivo da referência.
Segundo ele, o longa terá uma homenagem ao Chapolin Colorado, do seriado homônimo, porque o “Gafanhoto Vermelho” foi o primeiro herói que ele viu quando era criança.
Além disso, ele explicou que ele e Gareth Dunnet-Alcocer, o roteirista do filme, cresceram assistindo ao Chapolin, e isso os motivou a colocar algo sobre ele no filme.
"Ambos crescemos assistindo a Chapolin Colorado. Quando nos conhecemos, dissemos: Qual foi o seu primeiro super-herói? E nós dois dissemos que o Chapolin Colorado. Inevitavelmente, isso ultrapassa fronteiras e por isso quisemos homenagear Chapolin Colorado.”, disse Soto.
Embora hajam algumas poucas especulações, o cineasta não relevou qual será a homenagem e como ela será feita. Provavelmente, ele tentará guardar isso até o filme.
Chapolin Colorado é um personagem fictício criado originalmente para a série de televisão mexicana de comédia chamada Chespirito, de 1970.
O super-herói desajeitado e medroso é conhecido por usar um uniforme vermelho com antenas de gafanhoto em sua cabeça.
Com sua comédia física, diálogos cômicos e trapalhadas ao resolver problemas e enfrentar vilões, Chapolin Colorado continua marcante na cultura popular até hoje.