De todas as rivalidades dos quadrinhos, a relação entre Batman e Coringa é a mais conhecida. Eles estão lutando há mais de oitenta anos e alguns se perguntam por que Batman simplesmente não mata o Coringa.
Agora, o próprio Cavaleiro das Trevas revelou o verdadeiro motivo na HQ Batman #136 (de Chip Zdarsky, Jorge Corona, Belen Ortega, Tomeu Morey, Ivan Plascencia e Clayton Cowles).
Na história, na verdade, é a personalidade Zur-En-Arrh de Bruce Wayne explica exatamente por que Batman não matará o Coringa para o andróide Failsafe.
Para contextualizar, Zur-En-Arrh está construindo Failsafe especificamente para matar Batman se Bruce for longe demais e matar um criminoso.
Zur-En-Arrh explica que, se Batman cruzar a linha, isso liberará sua escuridão e ele nunca parará. Ele foi moldado para entrar em ação quando Batman é atacado por um psíquico, mas, Zur-En-Arrh é imprevisível e ainda mais violento.
Zur-En-Arrh ainda faz parte de Bruce, e recentemente assumiu o controle. Por isso, a personalidade alternativa de Bruce está supervisionando cada vez mais suas ações e assumindo o trabalho de impedir que ele cruze a linha.
Isso confirma que o Cavaleiro das Trevas acredita que se ele matar o Coringa, ele não será capaz de resistir a matar o próximo monstro, e o próximo, e o próximo.
Em outra palavras, se Bruce cruzasse essa linha, não haveria volta para ele.
Isso é até lógico, já que apesar de sua reputação, o Coringa não é o único problema de Gotham. O que justificaria o Batman matar apenas ele e parar por aí?