A HQ 'Batman: A Piada Mortal' continua sendo um dos projetos filosóficos mais icônicos da DC. Muitos a consideram um dos melhores quadrinhos do meio, e é por isso que tantas adaptações do Cavaleiro das Trevas tentam aproveitar pontos dela.
Alan Moore, Brian Bolland, Richard Starkings e John Higgins criaram uma obra de arte cerebral e instigante, que se mantém relevante desde 1988.
A rivalidade entre Batman e Coringa nesta HQ é emblemática, e muito disso tem a ver com a vaga conclusão. O final de 'Batman: The Killing Joke' (título em inglês da obra) é uma aventura ambígua com muita controvérsia
O final da história levanta alguns debates até hoje. Será que, realmente, o Homem-Morcego teria cruzado a linha e matado o Coringa após seus atos? Vamos te explicar!
Na história, o Morcego perdeu a paciência com as travessuras do Coringa. O palhaço deixou Bárbara no hospital, ferida que a levaria a abandonar sua identidade de super-heroína.
Joker também sequestrou Jim Gordon e o torturou em um parque de diversões. Tudo fazia parte de uma busca cruel para quebrar o vigilante.
Na conclusão da história, Coringa fez uma piada esfarrapada e o Morcego colocando os braços nele. Enquanto o Morcego se inclinava e ria com seu inimigo, muitos se perguntavam se Bruce estava estrangulando o Coringa.
De repetente as risadas vão sumindo junto com os dois enquanto a imagem foca na chuva caindo do céu em Gotham. E depois disso, tudo é uma incógnita.
Parecia que o Batman sufocou o Coringa até a morte, algo que muitos simplesmente não conseguiam entender porque não era um ato heroico. Isso gerou uma infinidade de debates ao longo dos anos.
Pessoas importantes como Grant Morrison revelaram após o tempo que o Batman, supostamente, teria matado o Coringa quando a polícia chegou. Mas, o próprio escritor Alan Moore explicou o que houve.
O próprio Moore disse no passado que Batman não matou o palhaço. Isso se alinha com o desejo do escritor de levar os super-heróis ao limite, mas fazê-los passar no teste de não matar. O roteiro original indica que Batman se apoiou no palhaço enquanto a polícia chegava.