Avatar: A Lenda de Aang e sua sequência apresentou ao público um mundo fantástico. Ao longo das séries, quadrinhos e romances da franquia, tomamos conhecimento direto de pelo menos 9 Avatares, figuras conseguem dobrar todos os quatro elementos. Veja eles:
O primeiro Avatar foi um homem chamado Wan. A jornada dele começou quando ele encontrou Raava, o espírito da luz e da paz. Após intervir em uma batalha entre Raava e Vaatu, Wan dominou os quatro elementos individualmente.
Os fãs não têm muita informação sobre o Avatar Salai. No entanto, é amplamente teorizado que ele seja o Avatar masculino do Reino da Terra que precedeu o Avatar Szeto.
Szeto é proveniente da Nação do Fogo, nascido em um período de conflito devido a desastres naturais e pragas que ameaçavam seu povo. Szeto abriu mão de seus privilégios como Avatar para curar uma Nação do Fogo destruída.
Avatar Yangchen é amplamente considerada a Avatar mais poderosa que já existiu. Na verdade, ela era tão talentosa como dominadora de ar que se dizia que ela era capaz de mudar o clima com sua dobra.
Embora Yangchen tenha sido lembrada com carinho após sua morte, seu foco no mundo físico é ficar do lado dos humanos durante disputas com espíritos colocaria o mundo espiritual em desordem.
Ninguém sabia que Kyoshi era o avatar até ela completar dezesseis anos. Apesar de ter sido abandonada, Kyoshi passou a usar os leques e o cocar de sua mãe, bem como a pintura facial de seu pai para criar seu visual icônico.
O Avatar Roku serviu como o mentor de Aang - e seu maior fracasso teve grandes repercussões para o equilíbrio do mundo (eventualmente levando à ascensão do Senhor do Fogo Ozai).
O Avatar depois de Roku é Aang. Aang nasceu quando a ameaça de guerra de Sozin se expandiu globalmente. Ele é o mais conhecido e travou uma intensa batalha com Sozin.
O mais recente Avatar e sucessor de Aang é Korra. Durante seu tempo como Avatar, Korra foi capaz de abrir os portais espirituais pela primeira vez desde Wan, permitindo que humanos e espíritos coexistissem mais uma vez.