Quando Mai surge em Avatar: A Lenda de Aang, ela parecia só mais uma capanga de Azula. Com o tempo, no entanto, sua personalidade sombria foi conquistando o público. Veja alguns fatos e curiosidades sobre ela!
A personalidade sombria e gótica se construiu ao longo do tempo. Seus pais exigiam que ela permanecesse em silêncio e se comportasse perfeitamente. Além disso, a personalidade agressiva do Reino da Terra também contribuiu.
Como Mai usava lâminas, os produtores nunca podiam fazer com que ela realmente atacassem alguém, sempre fazendo com que suas lâminas acertassem roupas ou fossem esquivadas.
O nome de Mai em cantonês significa "a manga de um manto", o mesmo lugar onde ela esconde suas lâminas. Além disso, seu nome no original é muito semelhante a meimei, que em japonês significa "escuro" ou "sombrio".
A habilidade de combate e a subsequente pontaria de Mai vêm do fato de ela estar entediada em seu quarto. Ela começou a atirar facas nas paredes para evitar o tédio, descobrindo que gostava disso.
O relacionamento de Mai com Zuko é complicado, para dizer o mínimo. Durante a série, Zuko foi sua maior fraqueza, seu amor por ele a levou a trair Azula. Além disso, os dois terminaram e voltaram algumas vezes.
Ao contrário de Ty Lee, Mai não se intimidava facilmente; ela era uma das poucas pessoas que não tinha medo de Azula. Na verdade, Mai estava secretamente enojada com o comportamento cruel de Azula e seu desrespeito pelos outros.
Nos quadrinhos, aliás, Mai chegou de fato a enfrentar Azula. Assim como na série, a diferença de poder permaneceu vasta, com os poderes de Azula superando os de Mai, mas isso não a impediu de tentar.
Embora Mai ame Zuko, sua verdadeira amiga e confidente sempre será Ty Lee. Ninguém a entende da mesma forma que Ty Lee, entendendo sua educação e como ela era quando criança.