Ao longo de 17 anos, 35 filmes e ainda algumas séries, o Universo Cinematográfico Marvel contou com um gigantesco número de atores. Alguns foram lendários... outros foram completamente desperdiçados.
Jude Law ingressou no Universo Cinematográfico Marvel interpretando Yon-Rogg em "Capitã Marvel" (2019). Apesar da expectativa gerada pela escalação de Law, o potencial do ator foi subutilizado, resultando em um vilão que carecia de profundidade e carisma.
Christian Bale, ingressou no Universo Cinematográfico Marvel como Gorr, em "Thor: Amor e Trovão" (2022). Muita gente sentiu que o potencial de Bale foi subutilizado. O filme optou por um tom mais leve e humorístico, o que contrastou com o peso do personagem de Gorr.
Ben Kingsley foi escalado para o MCU como Trevor Slattery, o falso Mandarim, em Homem de Ferro 3 (2013). A escolha gerou polêmica entre os fãs, que esperavam uma versão mais fiel do vilão dos quadrinhos, mas no final encontraram apenas uma piada.
Jake Gyllenhaal foi escalado como Mysterio em Homem-Aranha: Longe de Casa (2019), e embora tenha entregado uma performance sólida, o papel foi subutilizado. O personagem tem grande potencial, mas Mysterio acabou sendo limitado a um papel de vilão previsível.
Quando Donald Glover teve em uma aparição surpresa em Homem-Aranha: De Volta ao Lar foi um Easter egg divertido. Glover havia dublado Miles em um desenho. Foi legal. Mas Aaron Davis nunca mais voltou, e até agora Miles Morales também não se juntou ao MCU.
Por muito tempo, os fãs pediam John Krasinski como Reed Richards no vindouro filme do Quarteto Fantástico no MCU. E a Marvel atendeu. Ele apareceu em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Mas só para morrer de forma patética nas mãos da Feiticeira Escarlate.
Karl Urban é um ator extremamente versátil que já esteve envolvido em grandes produções. No MCU ele interpretou Skurge, o Executor em Thor: Ragnarok (2017), onde era basicamente um lacaio de Hela. Se nem mesmo se lembra dele, tá perdoado.
O caso do talentosíssimo Walton Goggins é ainda mais triste. Ele foi escalado como o vilão de Homem-Formiga e a Vespa (2018), onde interpretou… Sonny Burch. Sério, quem é Sonny Burch? Facilmente um dos maiores desperdícios do MCU.
Durante meses, tivemos rumores de que Giancarlo Espósito, famoso por seus papéis de vilões, estaria ingressando no MCU. Porém, quando ele foi integrado ao MCU, veio decepção. Esposito foi colocado, de forma apressada e durante refilmagens, deu vida ao simplório e genérico Coral.
E por falar em vilões fracos que desperdiçam grandes talentos, não podemos esquecer de Kaecilius, o vilão de Doutor Estranho (2016). A Marvel simplesmente gastou o talentoso Mads Mikkelsen, no auge de sua popularidade, em um vilão esquecível.