Em 2023, a Walt Disney Animation Studios está comemorando 100 anos de idade desde sua criação, o que é um marco impressionante para qualquer companhia cinematográfica. Nesse tempo, tivemos inúmeras animações de sucesso. Veja as melhores, segundo nosso levantamento.
Lançado em 1992, Aladdin foi um grande sucesso para o estúdio - tanto que até hoje a Disney colhe os frutos dessa bonança, seja através do live-action de 2019 ou todos os produtos licenciados que se vende.
Outra pérola da Renascença Disney, Mulan saiu em 1998, adaptando um famoso poema chinês sobre uma mulher que precisa se passar por um homem para salvar a China e a honra de sua família.
Outra pérola marcante na fase da Renascença Disney, O Corcunda de Notre-Dame é uma adaptação bem singela para a obra homônima escrita por Victor Hugo, e que até hoje arranca arrepios do público.
Primeiro longa-metragem da Walt Disney Animation Studios, Branca de Neve e os Sete Anões guarda um cantinho especial no coração dos fãs até hoje, mais de oitenta e cinco anos após seu lançamento.
Lilo & Stitch é um ponto alto em todo o período dos anos 2000, que foi marcado por alguns experimentos e fracassos. O longa nos conta a história de uma jovem havaiana que adota, como novo pet, um alienígena atentado.
Um longa muito curioso no desenvolvimento da Disney, Fantasia foi a primeira de uma série de antologias animadas do estúdio, mas com um baita diferencial em relação às suas sucessoras: o longa combinava animação e música.
Se 'A Pequena Sereia' já havia mostrado ao mundo o que a Disney estava disposta a fazer com suas animações, A Bela e a Fera veio para coroar um período muito próspero para o estúdio. Indicado ao Oscar de Melhor Filme o longa é amado até hoje.
Abrindo nosso pódio está o segundo longa produzido pela Disney, a bela e tocante adaptação de Pinóquio, vagamente baseado no personagem da literatura italiana criado por Claudio Collodi.
Um dos projetos mais passionais da carreira de Walt Disney, a adaptação animada de A Bela Adormecida levou quase uma década para ser feita e tornou-se o filme mais caro do estúdio até então. Mas valeu a pena!
Em primeiríssimo lugar, não podia faltar o maior clássico da Disney lançado até hoje. O Rei Leão conquistou todos os fãs na época do lançamento - e tudo graças a uma história densa, complexa e pesada.