QUEM LEVA NO CARNAVAL DO RJ?

Confira as maiores favoritas ao título do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro de 2023!

Os desfiles de 2023 do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro prometem ser muito disputados e de altíssimo nível voltando em sua época pela primeira vez desde 2020. Confira as escolas favoritas ao título!

As favoritas da Sapucaí

Para 2023 as escolas de samba prometem um verdadeiro show na Sapucaí. Com diversos enredos ricos, 4 escolas despontam como grandes favoritas por histórico recente, investimento e quesitos.

12 Escolas,  4 Favoritas

Depois de bater na trave perdendo para um desfile apoteótico da Grande Rio em 2022, a Beija-Flor pinta como uma das maiores favoritas para 2023. Forte em todos os quesitos, a Deusa vem ainda mais reforçada.

Beija-Flor

Com o enredo "Brava Gente! O grito dos excluídos no Bicentenário da Independência", a escola nilopolitana desconstruirá a Independência do 7 de Setembro e falar do verdadeiro grito pelo pelo, dado na Bahia num dia 2 de Julho.

Beija-Flor

Depois de viver uma de suas piores fases na história, a Imperatriz Leopoldinense volta a ser favorita ao campeonato após um forte desfile de 2022 e uma série de contratações, sendo a principal o carnavalesco Leandro Vieira, ex-Mangueira.

Imperatriz

A verde e branco de Ramos vai contar a história da passagem de Lampião de acordo com a literatura de cordel: afinal de contas, o cangaceiro mais famoso do Brasil foi para o céu ou inferno? 

Imperatriz

Representante de Niterói no grupo especial, a Unidos do Viradouro é uma das escolas mais ricas e fortes do carnaval carioca. Com um título, um vice e um terceiro lugar nos últimos 3 anos, a vermelho e branca chega forte.

Viradouro

O carnavalesco Tarcísio Zanon vai dar luz a uma das figuras mais importantes e pouco valorizadas da história do Brasil: Rosa Maria Egipcíaca. Escrava, Feiticeira e santa, foi a primeira negra a escrever um livro no país.

Viradouro

Para fechar as favoritas, não poderíamos deixar de citar a atual campeã. Forte em todos os quesitos e com os gênios Leonardo Bora e Gabriel Haddad como carnavalescos, a escola de Caxias promete brigar pelo bi.

Grande Rio

E nada como homenagear uma das maiores personalidades do país para buscar manter o título: Zeca Pagodinho terá sua vida e obra cantada pela agremiação de Caxias. Promessa de sacode na quitandinha da Sapucaí!

Grande Rio

Além das favoritas, podemos descartar três gigantes como escolas que correm por fora na disputa pelo título: Vila Isabel, Salgueiro e Portela (que cantará seu centenário).

Não pode descartar

Tijuca, Mangueira e Tuiutí possuem grandes sambas e prometem desfiles muito agradáveis. O objetivo inicial é briga pelo G6 para participar do desfile das campeãs.

E as outras?

O Império Serrano, atual campeão da Série Ouro, investiu muito e promete fazer um dos maiores desfiles de sua história falando de Arlindo Cruz e quer quebrar a "maldição" de quem abrir o desfile ser rebaixado. 

Olha a Serrinha!

A situação que mais preocupa os sambistas para o carnaval é o da Mocidade Independente. Uma das grandes e a mais de 50 anos no grupo especial, a escola da Zona Oeste vive problemas financeiros.  Será que a superação e o amor ao pavilhão ajudam a Estrela Guia a fazer um belo desfile?

Mocidade em crise?