Dragon Ball Z foi a mais longa e sem dúvida mais popular saga do anime Dragon Ball, deixando sua marca definitiva na cultura popular.
Lançado em 1989, o anime durou até 1996 e teve incríveis 291 episódios divididos entre 3 sagas principais.
O anime se chama Dragon Ball Z pois o criador da Série Akira Toryiama queria por fim a saga de Dragon Ball e com isso, escolheu a última letra do alfabeto para dar nome a série.
Dragon Ball Z se passa inicialmente 5 anos após o fim de Dragon Ball e Goku como jovem adulto junto com seu filho Gohan.
Como já foi citado, o anime tem três sagas principais. Sayajins, Androides e Majin Boo. Além de diversas sagas menores entres els.
No anime os personagens morrem por diversas vezes, vão para o Outro Mundo e são revividos com as Esferas do Dragão.
A primeira morte de um personagem principal aconteceu ainda em Dragon Ball, quando Kuririn acabou morto. Em Dragon Ball Z, Goku se sacrifica para vencer Raditz.
Todos os "Guerreiros Z" originais já morreram ao menos uma vez. Goku, Vegeta, Piccolo, Yamcha, Tenshinhan, Kuririn, Gohan, Trunks e Chaos, já tiveram que ser revividos em algum momento.
Personagens terráqueos como Bulma, Chi Chi, VIdel, Mestre Kame, Goten, Trunks entre outros, morrem quando Majin Boo destrói o Planeta Terra já no fim de sua saga.
Como outros sobreviventes a explosão, caso de Dende e do cachorro Bee, já haviam morrido antes, Mr Satan, que foi salvo por Goku durante o ataque de Majin Boo acaba se tornando o único personagem da Série a não ter morrido.
A lista não leva em conta personagens como Pan, Uub e Bra, que só apareceram na saga em Dragon Ball GT.