A alimentação desempenha um papel fundamental na nossa saúde e bem-estar. Por isso, é essencial tomar cuidado com os alimentos que consumimos. Atualmente, estamos expostos a diversos alimentos processados, ultraprocessados e ricos em açúcar, gorduras saturadas e sódio.
Muitos produtos são comercializados como opções benéficas, mas, na realidade, contêm aditivos químicos, corantes artificiais, excesso de açúcar e gorduras trans. Veja alguns produtos que parecem bons, mas não são!
Apesar de serem considerados uma opção mais saudável em comparação aos biscoitos tradicionais, muitos dos biscoitos integrais são produtos processados e carregam níveis significativos de açúcar, gorduras saturadas e calorias vazias.
As barrinhas de cereal são vistas como lanches práticos e saudáveis, mas muitas delas contêm altos níveis de açúcar, xaropes e gorduras saturadas. Além disso, algumas marcas podem conter conservantes e aditivos químicos.
Embora as barrinhas de proteína e fibras sejam amplamente comercializadas como opções saudáveis, muitas contêm altos níveis de açúcar adicionado, adoçantes artificiais e ingredientes processados.
Usados para realçar o sabor das saladas, os molhos industrializados podem apresentar riscos à saúde pelos altos níveis de gorduras saturadas, açúcares adicionados e sódio.
Iogurtes aromatizados ou adoçados geralmente contêm altos níveis de açúcares adicionados e adoçantes artificiais, o que pode contribuir para o aumento dos níveis de açúcar no sangue e o ganho de peso.
Amplamente consumidas por atletas e entusiastas do exercício físico, essas bebidas podem conter altos níveis de açúcar. Algumas delas também podem conter quantidades significativas de sódio.
As frutas secas são ricas em açúcares naturais e calorias concentradas. Algumas frutas secas ainda podem conter aditivos, como açúcar adicionado ou sulfitos.