O lateral-esquerdo do Vasco Lucas Piton foi pré-convocado por Roberto Mancini, técnico da Itália, para a próxima Data Fifa, que ocorre em junho. O jogador brasileiro, de 22 anos, tem dupla nacionalidade e passaporte italiano desde 2021.
Piton não é o primeiro jogador nascido no Brasil a ser chamado para a Azzurra. Na verdade, são 14 brasileiros que já foram convocados para defender a Seleção Italiana. Relembre de alguns deles:
Tendo a última passagem no Cruzeiro, Rômulo estreou com a camisa italiana em 2014.
Atualmente no Criciúma, Éder teve uma passagem recente pelo São Paulo, em 2021. Ele estreou pela Itália em 2015. Vale lembrar que ele já jogou pela Inter de Milão e é o 9º brasileiro que mais fez gols no Campeonato Italiano.
Um dos nomes mais conhecidos destes da lista, Jorginho atualmente está no Arsenal. Ele estreou pela Itália em 2016 e depois disso virou figurinha carimbada.
Atualmente no West Ham, o zagueiro brasileiro Emerson Palmieri é mais um que foi "capturado" pela Seleção Italiana. Sua estreia foi em 2018.
Com uma passagem "instável" pelo São Paulo, o zagueiro Rafael Tolói ganhou muito destaque no futebol italiano, principalmente na Atalanta. Ele estreou pela seleção em 2021.
Atualmente no Real Betis, Luiz Felipe é outro zagueiro brasileiro que veste as cores da Itália. Ele estreou pela seleção em 2022. Seu pouco contato com o futebol brasileiro pesaram na decisão.
Mineiro de Ipatinga, João Pedro tem 32 anos e, atualmente, está no Fenerbahçe, da Turquia. Sua estreia com a Azurra foi em 2022.