QUANDO A WILLIAMS VIROU FERRARI

Tradicional 

Fundada em 1977, a Williams foi de uma equipe simples formada por um empresário visionário e ambicioso para uma das maiores escuderias da história da Fórmula 1. 

Multicolorida 

Em sua história a Williams passou por diversas mudanças de identidade, mantendo o branco como base, mas usando azul, verde e até um tom vermelho em algum  momento. 

Início meteórico

Não demorou muito para que os resultados viessem. 3 anos após chegar na F1, a Williams já era campeã de construtores da categoria. 

Glória em Azul 

Os melhores momentos da Williams vieram com pinturas brancas ou azuis, entre os anos 80 e 90, quando a equipe se tornou uma potência de fato.  

Títulos de Construtores

São 9 títulos de construtores na conta da Williams. 1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997.

Títulos de pilotos 

A Williams tem sete títulos de construtores, mas já está há 26 anos sem conquistas, sendo o último em 1997.

A rivalidade 

Nos anos 90, com uma identidade azul, com a pintura da patrocinadora Rothmans, marca de cigarro, a Williams iniciou uma disputa com a Ferrari por vitórias e títulos. 

Ponto alto

O ponto alto da rivalidade entre Ferrari e Williams foi em 1997.  Quando Jacques Villeneuve e Michael Schumacher disputaram o título ponto a ponto. 

Vitória da Williams 

Villeneuve acabaria conquistando o título na última corrida, superando Schumacher, após esse tentar tirá-lo da corrida. 

O choque 

Em 1998, a Williams apresentou o carro para a temporada e um detalhe chamou atenção. Era vermelho, da cor da então arquirrival Ferrari. 

Difícil diferenciar 

De longe era até difícil de diferir os dois carros, visto que o vermelho era predominante e tinham o mesmo tom.

A razão

A Winfield era uma outra marca de cigarros da mesma dona da Rothmans, que teve a ideia de mudar o patrocinador master da equipe, que tinha acabado de ser campeã, visando dar mais visibilidade a nova marca. 

Dois anos 

Em 1999, a frente do carro ganhou tons de branco no bico. Mas a partir de 2000, a Williams reverteria para os carros brancos e azuis após o fim da parceira com a marca dona da Winfiled e da Rothmans e acertou com a BMW.