8 curiosidades sobre Netuno

Conheça 8 curiosidades sobre o planeta mais distante do Sistema Solar.

O oitavo planeta a partir do Sol, o mais distante do nosso Sistema Solar, Netuno é um planeta azul que recebeu o nome do deus romano do mar – e tem muitas características fascinantes. Infelizmente, as pessoas não sabem tanto sobre Netuno quanto de outros planetas – talvez porque poucas missões espaciais tenham alcançado essa distância

Netuno!

Com um raio de 24.622 quilômetros, Netuno é cerca de quatro vezes maior que a Terra. Por exemplo, se a Terra fosse do tamanho de uma moeda de 10 centavos, Netuno seria do tamanho de uma bola de tênis.

4 vezes o tamanho da Terra

Netuno é o menor entre todos os outros gigantes gasosos do Sistema Solar: Júpiter, Saturno e Urano. Na verdade, por ser menor e mais denso que os outros planetas gasosos, Netuno é o gigante gasoso mais denso do Sistema Solar.

O menor dos gasosos

Com um raio de 24.622 quilômetros, Netuno é cerca de quatro vezes maior que a Terra. Por exemplo, se a Terra fosse do tamanho de uma moeda de 10 centavos, Netuno seria do tamanho de uma bola de tênis.

Gravidade da superfície semelhante à Terra

A primeira pessoa a ver Netuno provavelmente foi Galileu. Em um de seus desenhos, Netuno é rotulado como uma estrela; no entanto, como ele não foi capaz de reconhecer que se tratava de um planeta, não recebeu o crédito pela descoberta.

Descoberta controversa

Como Netuno foi batizado em homenagem ao deus romano do mar, suas luas têm nomes de vários deuses menores do mar e ninfas da mitologia grega.

No mínimo, 14 luas

Mas Netuno também tem anéis, pelo menos cinco anéis principais, próximos ao planeta e se movendo para fora – que receberam nomes de pessoas importantes para os estudos sobre o planeta: Galle, Leverrier, Lassell, Arago e Adams.

Anéis de Netuno

Apesar de sua grande distância e baixa entrada de energia do Sol, os ventos de Netuno podem ser três vezes mais fortes do que os de Júpiter, e nove vezes mais fortes do que os da Terra.

Ventos mais fortes do Sistema Solar

O planeta está tão distante que é muito difícil construir naves que possam fazer uma viagem tão longa e permanecer por lá tempo suficiente para fazer pesquisas.

Sem planos para visitas futuras