Conheça algumas curiosidades sobre o planeta mais próximo do Sol.
Planeta mais próximo do Sol do nosso Sistema Solar, Mercúrio apresenta uma atmosfera muita fina e detém um solo recheado por crateras e "rugas" geológicas;
Cada um dos planetas gira ao redor do Sol, cada qual localizado a uma distância uns dos outros. A partir destes estudos, determinamos que Mercúrio é o planeta mais perto do Sol e, portanto, o primeiro do Sistema Solar.
O solo de Mercúrio é bastante similar ao da Lua quando comparados pela existência de inúmeras crateras. Esse dano na superfície foi causado pelo impacto de inúmeros meteoritos ao longo dos anos
O astro possui uma atmosfera muito fina e muito próxima do solo, o que a impede de combater com mais eficiência os objetos espaciais que entram em contato, como meteoritos.
A proximidade com o Sol aquece o solo de Mercúrio de tal forma que os dias chegam a alcançar uma temperatura superior a 400 ºC, enquanto que as noites se tornam muito gélidas, o que influencia a região a chegar em torno de -180º C.
À medida que o núcleo do astro esfria e solidifica, isso faz com que o terreno de sua superfície se contraia e obrigue o chão a possuir diferentes níveis de altura.
Algumas crateras são tão incrivelmente fundas que não recebem luz solar direta, e após a exposição à temperatura negativa, uma formação de gelo foi iniciada dentro das profundezas dessas crateras.
Segundo as observações da sonda MESSENGER, o planeta tem centenas de vulcões e sua lava consiste basicamente por substâncias basálticas, como piroxênio e plagioclásio.
Na mitologia romana, falamos Mercúrio; na grega, Hermes. Seja como for, ambos os nomes representam um deus considerado como o “mensageiro dos deuses”.