10 FILMES CENSURADOS NO BRASIL

Maior contratação da história do Atlético de Madrid e uma das grandes promessas de sua geração, João Félix teve momentos de brilho com a camisa colchonera, mas longe de justificar os €126 milhões pagos.

Proibidos!

PRA FRENTE, BRASIL

Estrelado por Reginaldo Faria e Antônio Fagundes, foi um dos primeiros filmes a retratar a repressão do governo militar. Foi banido em 1982, mas liberado no ano seguinte.

A MEIA NOITE LEVAREI SUA ALMA

Um dos maiores sucessos de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, "A meia noite levarei sua alma" foi censurado e banido em diversos estados brasileiros em 1964 por "extrema violência". 

A SERBIAN FILM

Um dos filmes mais extremos da última década, "A Servian Film - Terror sem limites" foi banido em 2011 por "apologia à pornografia infantil, necrofilia e violência extrema". Foi liberado em 2012.

ÚLTIMO TANGO EM PARIS

Com uma das cenas mais polêmicas da história do cinema, o filme estrelado por Marlon Brando e Maria Schneider foi banido por 7 anos pelo governo militar por "atentar contra a moral e os bons costumes".

LOVE

Um dos dramas eróticos mais conhecidos da última década, foi lançado no Brasil em 2015, mas com diversas cenas cortadas.

O GRANDE DITADOR

Grande clássico de Charlie Chaplin, "O Grande Ditador" foi banido do Brasil pelo Departamento de Imprensa e Propaganda de Getúlio Vargas por considerar o filme uma grande "propaganda comunista".

MACUNAÍMA

A adaptação ao cinema de uma das maiores obras da literatura brasileira, "Macunaíma" foi banido em seu lançamento pelo governo militar por causa palavrões e cenas de sexualidade.

DI-GLAUBER

Documentário de Glauber Rocha homenageando a vida e obra do pintor Di Cavalcanti foi banido em 1979 graças a um processo da filha do artista, que alegou que a imagem de seu pai foi violada por imagens em função de cenas de seu funeral. Em 2004, a família de Glauber Rocha postou o filme na internet, num servidor fora do Brasil.

CABRA MARCADO PARA MORRER

Multipremiado, é uma das produções mais corajosas do país. O filme conta a trajetória de João Pedro Teixeira, líder sindical paraibano assassinado em 1962. Alguns produtores da obra chegaram a ser presos durante o governo militar.

COMO SE TORNAR O PIOR ALUNO DA ESCOLA

Filme mais recente da lista, a obra produzida e roteirizada por Danilo Gentili teve sua exibição proibida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.