As maiores empresas do Brasil que faliram

Conheça algumas das maiores empresas nacionais que faliram

As lojas Mesbla, foi fundada no centro do Rio de Janeiro em 1912, sendo uma subsidiária de uma companhia francesa que era especializada no comércio de máquinas e equipamentos. Nos anos 80, a Mesbla chegou a ter mais de 180 lojas espalhadas por todo território nacional. Contudo, dificuldades na década de 90 fizeram com que a Mesbla perdesse o seu valor. Acabou sendo comprada em 1996 pelo grupo paulista Mappin. Com a falência, três anos depois, as duas marcas mais conhecidas pelos brasileiros em lojas de departamento fecharam suas portas de uma só vez.

Lojas Mesbla

A Itautec, foi uma empresa nacional devidamente especializada em equipamentos para TI, automação comercial e bancária. A companhia viveu seu auge por muito tempo, desde 1979, chegando até mesmo a controlar a marca Philco no Brasil durante os anos de 1994 a 2005. Contudo, em 2023, a Itautec S/A, acabou encerrando suas atividades no ano de 2013, vendendo grande parte da empresa para uma companhia japonesa chamada Oki.

Itautec S/A

Se você viveu entre os anos 80 e 90, muito provavelmente você deve se recordar da Rede Manchete, uma rede de televisão brasileira muito popular naquele período. Contudo, a emissora acabou passando por muitos altos e baixos financeiros, que acabaram levando a falência da empresa que realizou sua última transmissão de conteúdo no fatídico dia 10 de maio de 1999.

Rede Manchete

É quase impossível desvincular o Banco Nacional ao Ayrton Senna. Isso porque o piloto era patrocinado pela marca, onde sempre andava com bonés estampando a marca em suas competições. Contudo, no ano de 1994, devido a dificuldades financeiras, o Banco Nacional acabou sofrendo uma intervenção por parte do Banco Central Infelizmente, no ano de 1995, não teve saída e o banco Nacional acabou quebrando.

Banco Nacional

A Ultralar foi uma gigante na área de departamentos, sendo fundada no ano e 1956, fazendo parte do grupo Ultragás. O objetivo da Ultragás era montar o que deveria ser uma “loja de fabrica” para vender seus produtos e alavancar seu negócio de GLP. Porém, anos após muito sucesso, mais especificamente em 2000, foi definida a falência total da Ultralar e a maioria das lojas da companhia acabaram sendo compradas pelo grupo Casas Bahia.

Ultralar

A Arapuã foi uma gigantesca do varejo de eletrodomésticos do Brasil, chegando a manter incríveis 265 lojas em pleno funcionamento em diversas regiões do Brasil, chegando a bater em 1996 um faturamento bilionário de 2,2 bilhões de reais. Entretanto, o negócio sofria de um dos grandes males que assombram até hoje as grandes empresas de varejo: a alta inadimplência de vendas a prazo. Dessa forma, devido a dificuldades financeiras, as lojas Arapuã tiveram sua falência decretada em 2009.

Lojas Arapuã

Se você lembra do Banco Bamerindus, então talvez lembre do seu famoso jingle “o tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua boa”. O Bamerindus foi fundado em 1943 no Paraná. Contudo, o Bamerindus acabou não aguentando uma crise de crescimento, não conseguindo se expandir, e ao descobrir que entraria em falência no ano de 1997, o Banco Central dividiu a instituição em duas partes, onde a “fatia boa”, como ativos, agências e clientes foi vendida para o HSBC.

Banco Bamerindus

O kichute foi uma febre nacional entre os anos 70 e 80, naquela época todo mundo queria ter um kichute. Todo menina daquela época que gostava de futebol sonhava em ter seu kichute, que era famoso por trazer a ideia de que era leve e durável. A marca inclusive chegou a vender absurdos 9 milhões de partes por ano. Mas, acabou saindo completamente do mercado em 1990, quando grandes marcas de calçados esportivos chegaram no Brasil com preço competitivo.

Kichute

A Viação Aéria Rio Grandense (VARIG), foi um ícone de qualidade mundial, sendo a primeira companhia área do Brasil, fundada no ano de 1927. Durante os anos 50 e 70, a Varig foi uma das melhores empresas privadas de aviação do mundo, concorrendo e superando a Pan Am que também foi extinta. A empresa era um verdadeiro orgulho nacional, porém, no ano de 2006 acabou entrando em um processo de recuperação judicial devido a problemas financeiros. Como consequência, a empresa foi desmontada e posteriormente vendida para a Gol.

Varig

A Viação Aérea de São Paulo (Vasp), foi fundada em 1933 em São Paulo por 72 empresários. Devido a vários casos de inadimplência de pagamentos de salários e outros compromissos, além da privatização e intervenção da justiça do trabalho, a empresa teve sua primeira paralisação no ano de 2004. Após esse marco, a Vasp entrou em um grande período de processos judiciais que levou ao decreto de falência no ano de 2008.

Vasp