Alimentos que controlam o colesterol

Veja 10 alimentos que ajudam a controlar seu colesterol

A aveia é rica em fibra solúvel, ajuda a reduzir o colesterol LDL. A aveia contém fibras insolúveis e uma fibra solúvel chamada betaglucana, que ajuda a diminuir o colesterol. A betaglucana retarda o esvaziamento do estômago, o que promove a saciedade e inibe a absorção de gordura.

Aveia

Ela não é boa só para gripes e resfriados. Um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, e publicado na revista American Heart Association, concluiu que os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.

Laranja

A cevada assim como a aveia, é uma excelente fonte de fibra solúvel. A cevada também é uma fonte de fibra, que impulsiona a saúde do coração ajudando a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Especificamente, o grão possui um tipo de fibra chamada beta-glucana, que contribui na redução do colesterol LDL — o colesterol ruim.

Cevada

O feijão é uma ótima fonte de fibras solúveis que ajudam a eliminar o colesterol do corpo. O feijão é bom para o colesterol, pois ajuda a controlar os níveis de colesterol total e LDL (ruim). O alimento é rico em fibras solúveis, que reduzem a absorção do colesterol LDL na corrente sanguínea.

Feijão

Comer 60 gramas de nozes por dia pode reduzir o LDL em até 5%. O consumo de nozes e castanhas podem trazer bons benefícios para sua saúde. Além de prevenir contra as doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, elas promovem a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento do bom colesterol (HDL), e atua na prevenção do entupimento dos vasos sanguíneos.

Nozes

As frutas cítricas são ricas em fibra solúvel, elas ajudam a reduzir o colesterol ruim. Frutas cítricas são boas para o colesterol, pois são ricas em fibras solúveis e vitamina C, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos.

Frutas cítricas

Os óleos vegetais podem substituir gorduras saturadas por óleos vegetais líquidos, como canola e girassol, ajuda a diminuir o LDL. Os óleos vegetais, produzidos a partir da soja, do milho, da canola e do girassol, abaixam o colesterol ruim e são ricos em ômega 6, mas são pró-inflamatórios e alguns estudos apontam para um aumento das chances de infarto.

Óleos vegetais

Incluir 25 gramas de proteína de soja por dia pode reduzir o colesterol LDL em até 6%. Alimentos à base de soja também fornecem outros nutrientes úteis, como gorduras boas, chamadas gorduras monoinsaturadas, vitaminas, minerais e fibras. Se você substituir produtos de origem animal por soja, essa troca — e não a soja em si — pode reduzir seu colesterol.

Soja

Peixes gordos ricos em ômega-3, que ajudam a diminuir o colesterol LDL e proteger o coração. O salmão é bom para o colesterol, pois é rico em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir o colesterol “ruim” (LDL) e aumentar o colesterol “bom” (HDL).

Salmão

A berinjela é um vegetal de baixo valor calórico, bom fonte de fibra solúvel. O vegetal possui propriedades capazes de reduzir o colesterol ruim (LDL). Também diminuir a pressão sanguínea e combater os efeitos gordurosos dos alimentos no sangue.

Berinjela