Richarlison está dando a volta por cima na sua carreira. Após a Copa do Mundo de 2022, no Catar, o atacante entrou em uma das piores fases de sua vida por diversos motivos: ataques em excesso e problemas extracampo. Sendo assim, o atleta recorreu aos psicólogos que, segundo o jogador, salvaram sua vida.
Em entrevista para a ESPN, o atleta do Tottenham relembrou todos os momentos que passou, principalmente no ano passado, quando não conseguia ter boas atuações e também com problemas dentro da sua própria casa. Entretanto, após correr atrás de ajuda, o atacante retornou para a Seleção Brasileira e vem sendo crucial para a temporada do time inglês. Porém, revela que pensou em desistir do futebol, em seu auge.
“Depois da Copa do Mundo eu ia treinar e já queria voltar para casa, para o meu quarto. Eu não sei o que estava dando na minha cabeça. Eu cheguei a falar ao meu pai que eu ia desistir do futebol. Dá até tristeza de falar isso. Só eu sei o que passei depois da Copa, e ainda descobriram coisas aqui dentro de casa de pessoas que conviveram comigo por mais de 7 anos. É loucura. E chegar para o meu pai, que foi quem correu atrás dos meus sonhos, e falar para ele que eu quero desistir é coisa de louco. Eu tinha acabado de disputar uma Copa do Mundo, estava no meu auge.” iniciou.
“Eu estava no meu limite, estava em depressão, querendo desistir. Os ataques que sofri depois da Copa e esses problemas pessoais dentro de casa me afetaram muito. Logo eu, que parecia forte mentalmente, depois da Copa parece que desabou tudo. A psicóloga salvou a minha vida, porque eu só pensava besteira. No Google eu só pesquisava besteira, só queria ver besteira, de morte. E hoje eu posso falar: procurem um psicólogo, é muito importante e salva vidas. Eu tinha esse preconceito antes, achava que era frescura… Até na minha família há pessoas que têm esse preconceito. Mas eu descobri isso e achei maravilhoso, a melhor descoberta da minha vida.” terminou.
Em grande maioria de suas entrevistas, Richarlison ressalta a importância da psicologia no futebol e também fora de campo. O atacante entende que foi um processo crucial para a melhora e prosseguimento da carreira.