Um dos maiores nomes do Paraguai, o ex-goleiro José Chilavert zombou de Vinicius Júnior e o atacou nas redes sociais. Respondendo a um vídeo no qual o brasileiro chora em entrevista coletiva ao falar sobre o racismo, Chilavert desmereceu a situação e fez um comentário homofóbico sobre o atleta.
“Pão e Circo, o primeiro a insultar e atacar os rivais é ele. Não seja marica (viado), futebol é para homem”, escreveu o ex-goleiro.
Pan y Circo,el primero que insulta y ataca a los rivales es el.Que No sea maricon,el fútbol es para hombres.
— José Luis FelixChilavert Gonzalez (@JoseLChilavert_) March 26, 2024
A entrevista de Vini retratada no vídeo aconteceu na última segunda-feira (25). Às vésperas do confronto contra a Espanha nesta terça, o brasileiro chorou ao relembrar os inúmeros insultos racistas que sofreu desde que chegou à Espanha.
Na entrevista, o atacante afirmou que estaria a cada dia mais triste e sem vontade de jogar futebol. Além disso, destacou que se fosse apenas por ele, o jogador já teria desistido.
“Estou cada vez mais triste. O que passo a cada jogo, a cada dia, não é fácil. E não sou só eu que passa por isso, são todos os negros na Espanha, e não só na Espanha, no mundo todo. O racismo verbal que eu sofro é o de menos perto do que todo negro sofre no mundo. De não conseguir entrar em um lugar, de ser perseguido porque acham que você vai roubar [racismo estrutural]. Meu pai sofreu isso, entre um branco e um negro para um emprego, o escolhido era o branco. Estou aqui lutando, tentando, não por mim. Se fosse só por mim eu já teria desistido, ficaria em casa que não tem agressão, ninguém me xinga”, disse Vini Jr.
Aposentado, o ex-goleiro da Seleção Paraguaia atualmente é político em seu país. No ano passado, Chilavert tentou ser presidente do Paraguai, mas recebeu somente 0,7% dos votos.