O futebol mundial está se encaminhando para as Datas FIFA, que vão acontecer nos próximos dias, com jogos entre as seleções em preparação para os principais torneios continentais, como a Copa América e a Eurocopa, ambas disputadas em julho.
E um dos principais duelos dessa Data FIFA é o amistoso entre Brasil e Espanha, que irá acontecer no dia 26 de março, terça-feira. O jogo será no Santiago Bernabéu e será com o foco no combate ao racismo no futebol.
Dentre a delegação, um dos principais nomes é o de Danilo, experiente lateral e que assumirá a braçadeira de capitão nos jogos dos próximos dias. O jogador participou da coletiva pré-amistoso nesta sexta (22), e comentou sobre a importância de se ter um profissional da psicologia na delegação.
“Eu falei antes que a seleção tinha que ter e continuo sendo um defensor. Não é ponto principal para vencer ou perder, mas faz parte. Técnica, tática, física e mental. Isso pode aumentar as possibilidades da seleção vencer. É um trabalho muito importante, que não pode ser imposto. À disposição e que passa de conscientização de que é necessário e pode ajudar em campo. Se demonstra razão, resultado, e tem tudo para ser uma ideia comprada por todos”, concluiu.
O jogador ainda destacou o papel dos atletas como pessoas influentes na sociedade e como exemplo de jovens.
“Nós enquanto atletas de alto nível temos que entender o papel, ações, que elas têm poder maior de influenciar positivamente ou negativamente. Temos que entender o papel de jogar futebol, mas também de servir de exemplo de comportamento, de como lidar fora de campo, para a juventude. Tento me dissociar da figura como jogador de futebol, pois a vida continua. Isso é apenas uma parte. Dentro da parcela da minha vida, cabe aprendizado, evolução pessoal. Eu busco isso”, afirmou.