Às vésperas de duelo contra a Espanha, Vinicius Jr comenta casos de racismo no país e desabafa em coletiva

Resumo
O duelo entre Brasil e Espanha foi marcado para ser um jogo em combate ao racismo sofrido por Vinicius Jr no país europeu.

O futebol mundial está se encaminhando para as Datas FIFA, que vão acontecer nos próximos dias, com jogos entre as seleções em preparação para os principais torneios continentais, como a Copa América e a Eurocopa, ambas disputadas em julho.

E um dos principais nomes desse período de jogos entre seleções é o jovem atacante Vinicius Junior, destaque da Seleção Brasileira e do Real Madrid, assumindo a liderança de ambos os times em campo. Com o jogo diante a Espanha batendo a porta, o camisa 7 falou sobre os episódios de racismo sofridos no país e em La Liga.

“Eu só queria jogar futebol. Jogar, fazer de tudo pelo meu clube e minha família. É algo muito triste tudo que venho passando aqui (na Espanha) a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia minha vem aumentando. Eu e todos os negros, não só na Espanha, mas no mundo todo, sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros sofrem. Meu pai sempre teve dificuldade de trabalhar por ser negro. Na dúvida, sempre escolhem o branco. Luto por tudo que vem acontecendo comigo. É desgastante, você está meio que sozinho em tudo. Já fiz muitas denúncias e ninguém é punido. Luto pelas pessoas que vão vir e pela minha família. Se fosse só eu, já teria desistido. Eu vou triste para casa. Eu fui escolhido, então estudo mais sobre a cada dia. Meu irmão tem 5 anos e eu quero que ele não passe por tudo que estou passando.”

“E que as pessoas negras possam ter uma vida normal como todas as outras. Eu quero seguir lutando pelos outros. Como eu disse antes, se fosse só por mim, eu já teria desistido. Seria mais fácil, pois eu fico dentro de casa, ninguém fica me xingando e ninguém vai fazer nada comigo.

Eu vou para os jogo com a cabeça centrada no jogo, para fazer o melhor para minha equipe e as vezes nem sempre é possível. Então, eu vou ter que me esforçar muito.”

O jogador ainda revelou estar abatido com as ofensas raciais recentes.

“Eu tô sempre rindo, mas nem sempre eu tô feliz. Estou cada vez mais triste, com menos vontade de jogar.”

O duelo entre Brasil e Espanha foi marcado para ser um jogo em combate ao racismo sofrido por Vini no país europeu. O jogo será amanhã (26), no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, às 17h30, no horário de Brasília.

Principais vídeos

plugins premium WordPress