Um dos símbolos da conquista da Copa do Mundo pela Argentina foi a defesa de Emiliano Martínez no chute de Kolo Muani, no último minuto do segundo tempo da prorrogação. Se a França fizesse, seria mais uma vez campeã do mundo, mas o goleiro fez a defesa apontada por muitos como a maior da história.
Em entrevista ao DSports, o arqueiro do Aston Villa comentou sobre e brincou sobre um dos motivos que lhe fez fazer a defesa:
“Eles me mandam a defesa contra o Kolo Muani todos os dias, há um ano e meio. Estava lá e eu pulei, aí ele pode te acertar ou não. Já salvei algumas vezes assim no Premier, mas como naquele dia. Ainda estou fazendo pilates, viu? E quando estico a perna eu digo: “Ahhh, esse aqui me deu a Copa do Mundo”. E rimos com os professores. Me dizem: “Não é sorte, é treino”. Então eu digo a todos para se alongarem. Ele me deu a Copa do Mundo”.
Dibu Martínez se tornou um símbolo histórico da seleção pela sua performance na Copa, sendo decisivo em disputas de pênaltis provocando os adversários. O goleiro também não descartou a possibilidade de atuar nas Olimpíadas, ao lado possivelmente de Di María e Messi.