Pela 8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo FIFA 2026, a Argentina visitou a Colômbia e acabou derrotada por 2 a 1, no duelo que reeditou a final da última Copa América, que aconteceu há pouco mais de um mês.
Contudo, o jogo ficou marcado por um episódio polêmico em seu final. O goleiro titular da Argentina, Emiliano ‘Dibu’ Martínez, agrediu um cinegrafista colombiano ao dar um tapa e derrubar sua câmera e equipamentos, enquanto o mesmo filmava a saída dos jogadores argentinos de campo.
A atitude não repercutiu bem e, segundo informações da mídia ‘hermana‘, a Associação Colombiana de Jornalistas Esportivos exige sanção exemplar para Dibu Martínez, devido ao tapa que deu na câmera de um fotógrafo.
“Exigimos que a FIFA gere uma sanção exemplar contra o senhor Emiliano ‘Dibu’ Martínez, que não é um exemplo para as novas gerações”
O cinegrafista Jhony Jackson, se pronunciou após o episódio, em entrevista a TNT Argentina.
“Dão o apito final, então eu, como operador de câmara e operador de ‘steady’, sempre vou buscar reações porque o diretor me pede por interfone. É aí que eu vejo o Dibu, acenando com um dos arqueiros suplentes também, acho eu, e me aproximo dele e do nada ele me jogou fora.
Queria te dizer que vai com calma, irmão, na vida, a qualquer momento. Todo mundo perdeu um jogo e de repente para você significou muito essa derrota, mas em frente, Dibu”.