O ex-técnico do São Paulo, Rogério Ceni barrou a contratação de Alexandre Pato há cerca de dois meses. A conversa para a contratação do atacante aconteceu no início da sua recuperação física no CT da Barra Funda. Na época, segundo o GOAL, Ceni alegou que o jogador estaria abaixo do nível físico do restante da equipe.
Quando as conversas se iniciaram, uma ala da diretoria são-paulina defendia a contratação do atacante de 33 anos, afirmando que ele poderia elevar o nível do plantel. O presidente Julio Casares, no entanto, deixou a situação a cargo do antigo treinador.
A comissão técnica de Ceni entendia que o nível técnico do jogador era indiscutível, mas colocava sua parte física em xeque. Para eles, o atacante teria dificuldade para suportar o nível de exigência física do futebol brasileiro.
Já com o novo treinador do Tricolor Paulista, a situação é diferente. Dorival Júnior deu o aval para a contratação do jogador, acreditando que pode recuperar ele em um retorno ao Morumbi.
Nesse momento, São Paulo e Pato estão perto de chegarem a um acordo com um contrato de produtividade, com bônus por participação em jogos e conquistas coletivas. Além disso, ele terá um salário fixo.
O atacante de 33 anos está em tratamento para a recuperação de uma lesão no joelho direito e faz a parte final da recuperação física no CT do São Paulo. Ele se lesionou há nove meses e precisou passar por uma cirurgia para se recuperar do problema.