Ontem, o meia James Rodríguez ficou com o vice campeonato da Copa América após a Colômbia perder por 1 a 0 para a Argentina na prorrogação. Mesmo perdendo a final, o colombiano levou o título de melhor jogador da competição, com seis jogos, um gol e seis assistências.
Com contrato até 2025, James deve voltar ao São Paulo e se reapresentar ao clube ainda essa semana. Até o momento o jogador vem sendo pouco utilizado no clube e pelo técnico Luis Zubeldía, o meia vinha sofrendo com problemas físicos e outros jogadores do elenco venciam a disputa pela titularidade.
Durante a Copa América, o presidente do São Paulo Julio Casres em uma entrevista à ESPN, disse que exite a possiblidade do meia ser aproveitado no tricolor.
Ele é jogador do São Paulo, vai se reapresentar após a Copa América. É uma questão técnica. Passou o Dorival, o Carpini e o Zubeldía, e com nenhum desses técnicos ele se firmou. Mas ele se reapresenta, e se tiver o mesmo desempenho em treinos e partidas, pode ser reintegrado. É uma decisão técnica.
Antes da Copa América James não estava nos planos de Zubeldía que utilizou o jogador só nos minutos finais do clássico contra o Palmeiras. Depois disso o meia não vinha sendo realcionado para os jogos.
O treinador argentino justificou a sua escolha por não relacionar James para os jogos, que também era frequente com o ex-técnico do time Thiago Carpini.
Eu tomo decisões em relação ao que vejo e para isso estou aqui, para tomar decisões. Se não está o James, é porque considero que tem que estar outros companheiros. (…) Tenho clara qual é a minha profissão e tenho clara qual é a minha responsabilidade. Um treinador vive tomando decisões, e tratamos junto com o meu estafe que essas decisões sempre sejam em favor do grupo e que sejam, em sua maioria, positivas
Disse Zubeldía
Com a boa Copa América de James o São Paulo se vê em dois cenários: reeintegrar James no elenco e utilizar o jogador durante essa temporada ou aproveitar a sua valorização e boa vitrine que teve no torneio continental e vender o atleta.