Depois do final de ano trágico do Santos, onde sacramentou o rebaixamento do time à Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe fará sua estreia na temporada 2024, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o Peixe passou por uma profunda reformulação, dentro e fora de campo, e terá no comando, o técnico Fábio Carille.
Entretanto dentro de campo, em relação ao time que terminou a temporada, apenas João Paulo e Joaquim seguem como titulares. Os demais jogadores, foram contratados e farão sua estreia com a camisa do Peixe, contra o Botafogo, neste sábado, na Arena Eurobike, às 18h. Ainda do elenco de 2023, Felipe Jonatan retorna ao time titular, após se recuperar totalmente da cirurgia de ligamentos no joelho, enquanto Júlio Furch, assumiu a titularidade, após a venda de Marcos Leonardo para o Benfica.
Com pouco mais de 15 dias de preparação, o técnico Fábio Carille definiu a formação tática no 4-2-3-1, com variação para o 4-3-3. Nesta formação, o meio campo terá o retorno de Diego Pituca ao Santos, além dos estreantes, João Schmidt e Giuliano pelo meio, e pelos lados, Guilherme e Pedrinho.
Para a estreia no Campeonato Paulista, o técnico Fábio Carille não terá Tomás Rincón e Nonato. O venezuelano está fazendo um trabalho de reforço muscular, enquanto Nonato, trata de um edema muscular na coxa, que surgiu no jogo-treino contra o Oeste, no último sábado.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Contudo, o técnico Fábio Carille deve manter o time que iniciou o jogo-treino realizado no último sábado, contra o Oeste, no CT Rei Pelé. O provável time tiular é João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Pedrinho, Guilherme e Júlio Furch. O jogo terá a arbitragem de João Vitor Gobi. Os auxiliares serão Neusa Inês Back e Evandro de Melo Lima. Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral será o responsável pelo VAR.
No Campeonato Paulista 2024, o Santos está no Grupo A, que ainda tem, Portuguesa, Santo André e Ituano. O Peixe só enfrenta alguém do seu grupo, garantindo classificação para a próxima fase, onde os dois melhores de cada grupo, avançam.