Nas próximas semanas, as atenções no Santos estão voltadas para a reta final do Campeonato Brasileiro, onde o elenco busca escapar da Zona de Rebaixamento e também beliscar uma vaga na Sul-Americana.
Além da necessidade dentro de campo, fora de campo, os bastidores estão próximos das eleições, que acontecem no dia 9 de dezembro. O mandato do presidente Andres Rueda chega ao fim, sem nenhum título conquistado e vários vexames e momentos de sufoco dentro e fora de campo.
No entanto, para 2024, o Santos deve passar por nova reformulação do elenco. Após a eleição da diretoria, a busca será para um novo treinador. Marcelo Fernandes deve retornar à Comissão Técnica Permanente e a partir daí, o atual elenco será avaliado. Contudo, o novo comandante também terá diversos nomes a serem avaliados, que atualmente estão emprestados em clubes do Brasil e do Exterior.
Dentre os jogadores emprestados que retornam já no início do ano, citamos alguns:
IVONEI – O meia que se destacou na Copinha de 2023 foi emprestado ao Botafogo/SP para a disputa da Série B. O jogador que chegou a atuar no Santos no primeiro semestre, pelo clube de Ribeirão Preto, atuou apenas em 16 jogos, sem gols ou assistências.
LUIZ FELIPE – O zagueiro que havia atuado apenas 3 jogos pelo Santos em 2023, foi emprestado ao Atlético/GO e tornou-se titular e vem sendo importante, na busca do acesso à Série A. Ao todo, são 14 jogos, 1 gol e 1 assistência.
LUCAS BARBOSA – O meia atacante que fez um início de ano satisfatório no Santos perdeu espaço e foi emprestado ao Coritiba, onde teve poucas oportunidades e atuou apenas em 5 jogos, entrando nos minutos finais.
RWAN SECO – O atacante que foi emprestado ao Vasco no meio do ano, não foi aproveitado no clube carioca e foi novamente emprestado ao Ludogorets Razgrad/BUL, onde em 22 jogos, anotou 7 gols e distribuiu 3 assistências. Dos emprestados, é quem tem maiores chances de ser vendido em definitivo ou ter o empréstimo prorrogado.
WILLIAN MARANHÃO – Emprestado ao Ceará, o volante treina em separado desde o final de setembro, por atos de indisciplina. O clube cearense tentou rescindir com o jogador, o que não foi aceito pela diretoria santista.
VINÍCIUS ZANOCELO – O meia que foi comprado junto à Ferroviária, perdeu espaço no elenco do Santos e foi emprestado ao Fortaleza, onde não se firmou e atou apenas em 15 jogos, com 1 gol feito, sem assistência. Nos últimos jogos, o meia sequer ficou no banco de reservas.
GABRIEL PIRANI – Emprestado no início do ano ao Fluminense, o meia veio sendo utilizado no clube carioca, mas o DC United levou o jogador por empréstimo. Ao todo, na temporada são 36 jogos (26 pelo Fluminense e 10 pelo DC United) e fez 3 gols (2 pelo Fluminense e 1 pelo DC United).
BRUNO MARQUES – O centroavante que já despertou a atenção nas categorias de base no Santos, não se firmou no time principal. O jogador está atuando no Marítimo, de Portugal, onde tem 5 jogos, 1 gol e 1 assistência. Em solo português, Bruno já atuou também no Arouca.