Um dos grandes alvos de diversos clubes brasileiros para reforçar o setor defensivo, Joaquim dificilmente sairá do Santos para outro time do país. O Peixe, que conta com o zagueiro para a temporada 2024, pela uma alta grana para liberar o atleta, que já entrou na mira de diversas equipes, de acordo com o jornalista Bruno Andrade.
Recentemente, dois times do Brasil sondaram a situação do defensor, mas não avançaram: Corinthians e Bahia. Santos deseja entre 8 e 9 milhões de euros para liberar Joaquim. O zagueiro foi um grande destaque da equipe no ano passado e nesta temporada melhorou ainda mais. Sendo assim, a diretoria conseguiu mantê-lo, mesmo caindo para a Série B, por entender que seria fundamental a permanência do jogador.
Mesmo que entenda que seria importante a permanência de Joaquim, a diretoria do Peixe não descarta uma venda, principalmente pela questão financeira do clube. Porém, a preferência é negocia-lo para o futebol europeu. Porém, até o momento, o mais concreto foi de times do futebol brasileiro sondando o zagueiro de 25 anos.
O Santos entende que o valor de Joaquim não está acima do mercado. Recentemente, o Flamengo pagou um valor parecido por Léo Ortiz, destaque do Redbull Bragantino e que é dois anos mais velho que o atleta do Peixe.