Depois de ver esvaziar o Departamento Médico antes do retorno às competições, o técnico Odair Hellmann começa a perder peças, rapidamente. Nos últimos três jogos, três baixas, além de Lucas Braga e João Lucas, que seguem em tratamento.
Na última rodada, o recém-contratado Luan Dias, fez sua estreia com a camisa do Santos. O jogador entrou nos minutos finais da partida contra o Atlético/MG e saiu de campo com desconforto muscular. Após exames de imagem, constatou-se lesão muscular moderada (grau 2) na posterior da coxa esquerda. Imediatamente, o jogador iniciou tratamento e deve ficar fora no mínimo, por três semanas.
Na partida contra o Audax Italiano, a baixa foi Felipe Jonatan. O lateral-esquerdo saiu de campo aos 12 minutos, com uma entorse no joelho. A situação do lateral é mais grave, já que os exames apontaram ruptura total do ligamento cruzado anterior (LCA). O jogador vai passar por cirurgia e fica fora por 9 meses, segundo os novos protocolos.
Contra o Grêmio, o lesionado foi o atacante Lucas Barbosa. O jogador sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo. Os exames de imagem não apontaram necessidade de intervenção cirúrgica, mas o jogador também não te data para retorno. O atleta segue fazendo trabalho de fisioterapia no clube.
Dos lesionados, quem está mais próximo de retornar é o lateral direito João Lucas. O jogador segue em transição física, mas ainda não treina com o restante do elenco.
Por outro lado, Hellmann teve o retorno de Stiven Mendoza, que pode ser titular contra o Botafogo, pela Copa do Brasil. Os zagueiros Joaquim e Alex Nascimento, estão liberados e ficam são opções no banco de reservas.