Para surpresa geral, o ex-técnico do Santos, Fabián Bustos, entrou com ação na Fifa, cobrando uma multa pelo rompimento de contrato e também os direitos de imagem. O técnico esteve no Santos no primeiro semestre de 2022, e em suma, foi demitido após a goleada para o Corinhtians pela Copa do Brasil, por 4 a 0.
Quando anunciado como treinador do Santos, Fabián Bustos teve um contrato feito, sem multa para ambas as partes. Ainda assim, a pedida do técnico argentino é de US$ 1,2 milhão, aproximadamente R$ 6,07 milhões na Fifa.
No entanto, a demissão de Fabián Bustos aconteceu, com 132 dias após do seu anúncio, em meio a um clima turbulento. O time vinha a 7 jogos sem vencer na Vila Belmiro, e a goleada na Neo Química Arena, foi a gota d’água. Na ocasião, o executivo de futebol Edu Dracena também foi demitido do Santos.
Contudo, na última reunião do Conselho Deliberativo, o presidente Andres Rueda afirmou não estar preocupado com a ação, pois o contrato não previa multa. “O contrato dele não prevê multa de rescisão. Ele entrou na Fifa pedindo rescisão e nessa primeira instância, a Fifa acata e não pede provas. Simplesmente aceita ou não. Aceitou e agora na segunda fase, o Santos apresenta as provas, contratos, homologação na Justiça do Trabalho. Quanto a isso, estamos completamente tranquilos.”
Em seu curto período no Santos, Fabián Bustos dirigiu o time em 28 jogos. Sob seu comando, o Santos venceu 8 partidas, empatou 12 e perdeu outras 8. Em 2022, Bustos foi o segundo técnico do Santos, que teve o início da temporada com Fábio Carille e depois teve Lisca. Contudo, o final da temporada foi com Orlando Ribeiro, promovido da base.
(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)