Mesmo com a boa vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, o assunto sobre o afastamento do zagueiro Eduardo Bauermann, foi inevitável. O jogador está sendo investigado por participar de esquema de manipulação de resultados, sob investigação do Ministério Público de Goiás.
Respondendo ao repórter Felipe Cardoso, do Esporte por Esporte, presidente santista falou sobre o atual momento, onde a notícia do envolvimento de Bauermann deixou todos tristes. “Ninguém está contente. Nem os atletas, nem a diretoria. O Bauermann é um funcionário do Santos, é um jogador querido por todos. Todos ficaram com muita tristeza, mas é o futebol, faz parte do futebol.”
Vários outros jogadores estão sendo investigados, em uma lista que começou com 7 nomes, já pode estar chegando próximo de 120. Todos os suspeitos estão sendo investigados e vários outros atletas, já foram afastados dos seus clubes.
Perguntado sobre a possibilidade de Eduardo Bauermann ter conseguido que mais jogadores do Santos participarem do esquema, Rueda não acredita que no elenco, tenha mais jogadores envolvidos. “Até onde eu vi a denúncia colocada pelo Ministério Público, ele diz que acredita que poderia, ou seja, o ‘acredita que poderia’ e nada, é a mesma coisa.”
O mandatário santista também falou sobre as últimas orientações que o elenco e os funcionários receberam. Segundo Rueda, A Fifa regulamenta a questão, que pode ter multa de até R$ 500 mil. “Todos os funcionários e jogadores receberam uma cartilha e foram orientados a ter muito cuidado com isso, que não pode ter cota com Casa de Apostas, nem funcionários e nem jogadores. Não digo assustar, mas deixar claro, pois a Fifa regulamenta isso. Ela pode colocar até uma multa de quase 100 mil euros, quase R$ 500 mil. Isso já foi passado no mês passado, com todos os jogadores e funcionários.
(Foto: Felipe Cardoso / EPE)