Após o rebaixamento à Série B de 2024, o Santos deve passar por uma profunda reformulação de elenco. Atualmente, com uma folha salarial superior a R$ 12 milhões, a nova diretoria que assumir em 1º de janeiro, terá a árdua missão de baixar este valor para menos da metade, já que terá apenas o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro da Série B.
Um dos destaques na reta final da competição, o zagueiro Joaquim, pode ser um dos primeiros a sair do Santos em 2024. O jogador, segundo o site português Mais Futebol, interessa ao Sporting, de Portugual. O clube pode nos próximos dias enviar uma proposta ao Santos, afim de ter o jogador já no início de janeiro.
Sua evolução dentro de campo, chamou a atenção de outros clubes europeus consultaram a situação do jogador na reta final do Brasileirão. O jogador ainda pode ser envolvido em uma negociação com o Krasnodar, para finalizar uma dívida com o clube Russo. Contra o Coritiba, na vitória por 2 a 1, representantes do clube russo estiveram no Brasil, avaliando o zagueiro, comprado pelo Santos no início do ano.
Joaquim chegou ao Peixe em janeiro, por R$ 16,5 milhões, cerca de 3 milhões de euros, por 60% dos seus direitos federativos. O percentual restante é do Cuiabá, que aguarda a chegada de propostas. Durante a temporada, foram 39 jogos, 4 assistências e 3 gols.
No setor defensivo atualmente, o Santos além de Joaquim tem Messias, João Basso, Jair, Alex Nascimento e Derick. No início do ano, terá também Luiz Felipe, que retornou do Atlético/GO.