Com a aproximação do término do contrato, a compra do atacante Soteldo segue indefinida. O contrato por empréstimo vai até o dia 3 de julho, e o Santos tem prioridade de compra, no valor aproximado de R$ 20 milhões (US$ 4 milhões), por 50% dos direitos federativos do atleta.
Contudo, o atacante venezuelano retornou ao Santos em agosto de 2022, e desde então, acabou perdendo vários jogos, por lesões. Desde então, atuou em apenas 17 jogos, não fez gols e deu somente três assistências. Soteldo sofreu três lesões, uma delas rara, que levou a uma cirurgia no ombro, pela lesão ligamentar.
Sobre o situação de Soteldo, o técnico Odair Hellmann falou sobre o parecer da comissão técnica, mas ponderou que não depende apenas desta opinião. “É um jogador importante, de velocidade e drible. Tem o encaixe na equipe e no clube. O parecer técnico meu e da minha comissão, é de continuidade dele. Agora, isso não depende só do meu parecer técnico, depende de outros fatores. Todos dentro do clube, diretoria, comissão técnica e o próprio Soteldo, sabem que chegará o momento de tomar uma decisão, mas o parecer técnico é isso. Para debater esse assunto, há outros fatores, coo o financeiro e outras coisas importantes, que precisam ser avaliadas.”
O presidente Andres Rueda já afirmou em outras entrevistas, que o Santos deve fazer a prioridade de compra e adquirir Soteldo. No entanto, a decisão seria confirmada no final do contrato, dentro do prazo estabelecido, ‘para o jogador manter o nível do futebol em campo’. Mesmo com a prioridade de compra, o Santos vê outros interessados pelo jogador, como Flamengo e Grêmio. O jogador inclusive é sempre elogiado pelo técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, e já trabalhou com Jorge Sampaoli, do Flamengo.
(Foto: Raul Baretta / Santos FC)