O atacante Yeferson Soteldo pode estar com os dias contados no Santos e não deve disputar a Série B. O jogador, que recebeu sondagens do Corinthians e Bahia, também interessa ao Grêmio, com quem as conversas estão mais evoluídas. Devido seu alto salário, o Santos deve negociar o venezuelano, afim de diminuir a folha salarial, já que disputará apenas o Campeonato Paulista e a Série B em 2024.
As conversas entre os clubes evoluíram e a diretoria santista, por empréstimo do atacante, solicitou o meia Nathan. Para se concretizar o negócio, o clube gaúcho aguarda a renovação de contrato do técnico Renato Gaúcho, que deve validar a saída de Natahn e a chegada de Soteldo. O meia esteve próximo de jogar na Vila Belmiro em 2022, mas na ocasião, optou em atuar pelo Fluminense. Sem o jogador, o Santos trouxe Ricardo Goulart, que atuou apenas 4 meses na Vila Belmiro.
A diretoria santista, além da chegada de Nathan, espera também uma compensação financeira, já que tem a dívida US$ 3 milhões, aproximadamente R$ 15 milhões, a pagar pelo venezuelano. Por outro lado, a diretoria gaúcha, pretende ter o jogador apenas pagando integralmente os salários e pode oferecer mais algum jogador, de uma lista de negociáveis.
Soteldo já esteve no radar do Grêmio em 2023, mas o presidente em exercício Romildo Bolzan Júnior não concretizou a negociação, por ter preocupações sobre o extra-campo do atacante santista.
Em paralelo à negociação de Soteldo, a diretoria gaúcha também tem interesse no volante Dodi e pelo jogador, pretende fazer pagamento para ter em definitivo, sem envolver jogador no negócio.
Colaborou Fabíola Thiele.