No Estádio Nilton Santos, o Peixe garantiu empate contra o Botafogo nos minutos finais e segue mais próximo de garantir a permanência na Série A em 2024. Com o ponto garantido fora de casa, o Santos foi a 43 pontos e retornou à 14ª colocação do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso é contra o Fluminense na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira, às 19h, pela 36ª rodada da competição.
Para a partida contra o Fluminense, o técnico Marcelo Fernandes não terá Nonato e Lucas Lima, ambos suspenso pelo terceiro cartão amarelo.Com as ausências, quem pode ter oportunidade é o meia Luan Dias, que teve sua última atuação contra o Fortaleza, em 13 de agosto, no primeiro turno da competição.
O JOGO
O Santos teve um início de jogo difícil. O Botafogo tomou as ações do jogo, enquanto o Peixe não conseguia construir jogadas ofensivas. Aos 10 minutos, Danilo Barbosa de cabeça abriu o placar, após cobrança de falta de Eduardo pela esquerda e falha da marcação da zaga santista.
O Santos seguiu sofrendo pressão e aos 12, Marlon Freitas finalizou rente à trave do goleiro João Paulo. Aos 20, Tchê Tchê também teve sua oportunidade e chutou forte, mas a bola desviou na zaga. Aos 29, Tiquinho Soares teve a chance de marcar, mas ‘furou’ o chute, além de estar em posição irregular. O Santos levou perigo à meta adversária pela primeira vez na partida, após belo chute de Jean Lucas, com grande defesa do goleiro Lucas Perri. Aos 44, Gabriel Pires de falta, obrigou o goleiro João Paulo a fazer grande defesa.
Com a derrota parcial, o técnico Marcelo Fernandes voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Entraram Lucas Lima e Maximiliano Silvera e saíram Nonato e Camacho, ambos apagados no primeiro tempo.
As mudanças fizeram o Santos ter mais volume de jogo e aos 9, Marcos Leonardo teve chance de fazer seu gol, mas o bandeirinha apontou impedimento. O Botafogo levou perigo aos 14, com Eduardo. O meia chutou forte e o goleiro João Paulo espalmou. No rebote, Júnior Santos de cabeça quase marcou, mas viu o zagueiro Messias, salvar em cima da linha.
Buscando o empate, o técnico Marcelo Fernandes entrou com Mendoza e nos minutos finais, Júlio Furch e Weslley Patati. Aos 45, o empate veio, após falta em Mendoza. Soteldo cobrou curto e tabelou com Mendoza, foi à linha de fundo e em um belo cruzamento, colocou na medida para Messias, que de cabeça empatou a partida.
O gol foi sentido pelo Botafogo, que nos acréscimos, não teve força para virar a partida e com o apito final, os jogadores do Santos comemoram o ponto conquistado ao lado da sua torcida.