Da dúvida, à titularidade. Esta é a trajetória de Gabriel Brazão, que fez sua estreia contra o América/MG no primeiro turno, quando substituiu o goleiro João Paulo, que saiu lesionado. No próximo domingo, o Santos recebe o América/MG na Vila Viva Sorte às 16h, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
No jogo de ida, o Santos foi derrotado por 2 a 1, gols de Renato Marques e Juninho para o América, enquanto Willian Bigode fez o gol santista. Em Belo Horizonte, foi a última partida do titular João Paulo, rompeu o Tendão de Aquiles e passou por cirurgia e passou por Hospital Albert Eistein e foi acompanhado pelo médico do Santos, Rodrigo Zogaib. A cirurgia foi um sucesso e o goleiro santista está no CT Rei Pelé fazendo o trabalho de recuperação e deve retornar aos gramados em 2025.
Na ocasião, a lesão do goleiro João Paulo originou o gol do América/MG com Renato Marques, que optou em não praticar o fair play. A atitude esquentou os ânimos da partida ainda no primeiro tempo, e também foi reprovada por jogadores do clube mineiro. Com a lesão, o goleiro Gabriel Brazão assumiu a posição e desde então é titular do time. Nos primeiros jogos, o goleiro passou certa desconfiança, ainda mais por ter sido os jogos onde o Santos foi derrotado para o América/MG, Botafogo e Novorizontino. Na derrota contra o Operário, o goleiro já começou a mostrar evolução, mesmo com o time perdendo. Na sequência da competição, o goleiro subiu de produção e emplacou uma sequência de 5 jogos sem sofrer gols, onde o Santos venceu 4 jogos e empatou 1. Desde que assumiu a titularidade, o goleiro ficou 9 dos 19 jogos, sem sofrer gols.
Com a evolução na competição, a diretoria deixou de priorizar a contratação de um novo goleiro. No entanto, trouxe na última semana o goleiro Renan, do Juventude, mas para ser reserva imediato do goleiro Gabriel Brazão. Desde que assumiu a titularidade, Brazão acumula 19 jogos com 58 defesas, sendo 31 de bolas de dentro da área é 27 de bolas de fora da área.
Com as boas atuações, o goleiro Gabriel Brazão que tem contrato até 31 de dezembro de 2026, já chama atenção de clubes do futebol inglês. Alguns clubes da Premier League enviaram observadores para o Brasil, afim de analisar o goleiro, que deve seguir como titular até o final da temporada.