Mantido no comando para enfrentar o Vasco, o técnico interino Marcelo Fernandes pode ser efetivado em caso de vitória do Santos no próximo domingo. Marcelo Fernandes comandou contra o Bahia e o Peixe saiu com a vitória da Arena Fonte Nova por 2 a 1. A diretoria fez alguns contatos para tentar trazer Fábio Carille, mas a alta multa rescisória dificultou a negociação.
Outra opção que a diretoria consultou foi Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Corinthians. O técnico tem seu trabalho questionado no time da capital paulista, mas está nas semifinais da Copa Sul-Americana. Neste caso, o Santos não chegou a fazer proposta, e só iria fazer, em caso de demissão. Vale lembrar que em 2022, o técnico esteve próximo de ser anunciado na Vila Belmiro, mas teve seu nome vetado pelo Comitê de Gestão, mesmo depois do acerto entre o presidente Andres Rueda e o treinador.
Com a dificuldade em acertar a chegada de um novo treinador, o interino fez o time render em campo e também tem o apoio de grande parte do elenco, que pediu sua efetivação. Caso seja confirmado como treinador do Santos até o final da temporada, esta seria a segunda vez que o treinador dirige o Santos, vindo da Comissão Técnica Permanente. Marcelo Fernandes já treinador do Santos, após trabalhar de forma interina, em 2015. Na ocasião, Enderson Moreira foi demitido, e o técnico assumiu, tirou o time da parte de baixo da tabela e foi campeão, vencendo o Palmeiras na final. Em suas passagens como técnico e como interino, Fernandes dirigiu o Santos em 23 jogos, com 8 vitórias, 5 empates e 10 derrotas.
Com 24 pontos, o Santos está há 7 rodadas no Z4, agora na 18ª colocação, após a vitória do Vasco sobre o América/MG por 1 a 0 na Arena Independência. O próximo compromisso do Santos é contra o Vasco, adversário direto na briga para fugir do rebaixamento. O jogo acontece na Vila Belmiro no próximo domingo, dia 1, às 16h.