A posição que mais teve reforços para 2023 e menos se teve acerto no Santos, foi a lateral direita. Na última temporada, o Santos que tinha Nathan, contratou João Lucas, Gabriel Inocêncio e Júnior Caiçara e terminou a temporada com o atacante Lucas Braga, improvisado no setor.
Para a temporada 2024, Nathan segue emprestado ao Famalicão/POR, João Lucas deve ser negociado, Gabriel Inocêncio retornou ao Água Santa, Júnior Caiçara não teve seu contrato renovado, e o improvisado Lucas Braga, será emprestado ao Shimizu S-Pulse, do Japão.
Para o setor, o Santos trouxe Aderlan, de 33 anos, ex-Red Bull Bragantino, clube que está desde 2019. O jogador é aguardado no CT Rei Pelé no dia 2 de janeiro para avaliações e assinar seu contrato inicial, de uma temporada.
Para a temporada de 2024, o Santos já anunciou o acerto com o meia Giuliano, ex-Corinthians. Contudo, o Peixe está próximo de anunciar o zagueiro Gil (Corinthians), o lateral Jorge (Palmeiras), os meias Cazares (América/MG) e Otero (Aucas/EQU), Willian Bigode (Athletico/PR) e Pedrinho (Lokomotiv Moscou).
Os jogadores já anunciados e os que ainda serão, devem se apresentar no CT Rei Pelé no dia 2 de janeiro, para exames. Já o restante do elenco, deve se apresentar entre os dias 5 e 8 de janeiro, para exames e primeiro contato com o técnico Fábio Carille. Em 2024, o Santos terá para disputar o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro da Série B. No entanto, a estreia da temporada será no dia 20 de janeiro em Ribeirão Preto, contra o Botafogo, pelo Campeonato Paulista.