A Premier League comunicou, nesta segunda-feira (26), que reduziu a punição de perda de pontos do Everton na competição. Inicialmente, o clube inglês havia sido penalizado com a perda de dez pontos, mas agora serão “apenas” seis pontos a menos na tabela de classificação. Agora, o Everton deixa de ter 21 pontos para somar 25, saltando da 17ª para a 15ª posição.
A punição se deu por conta de violação das Regras de Lucratividade e Sustentabilidade (PSRs), o fair play financeiro da liga. As regras dizem que os clubes podem ter um prejuízo máximo de 105 milhões de libras (R$ 634 milhões) em três anos, mas o Everton teve perdas de 370 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões) entre 2018 e 2021.
Após a punição, no entanto, os torcedores do Everton não concordaram com a sanção e fizeram uma série de ataques a competição inglesa. Eles reclamavam, por exemplo, que o Manchester City teria violado várias leis similares, mas não recebeu nenhuma punição esportiva como a dos Toffees.
Vale lembrar que a Premier League avalia todos os clubes uma vez por ano quanto ao cumprimento das regras de rentabilidade e sustentabilidade do torneio. Veja o comunicado da PL:
“O Everton FC recorreu da sanção que lhe foi imposta com base em nove fundamentos, cada um dos quais relacionado com a sanção e não com o facto da violação, que o clube admitiu.
Dois desses nove fundamentos foram acolhidos pela Câmara de Recurso, que substituiu a dedução original de 10 pontos por seis.
Esta sanção revista tem efeito imediato e a tabela da Premier League será atualizada hoje para refletir isso”, disse a Premier League em comunicado oficial”, afirmou a Premier League.