O Palmeiras iniciou a temporada em ritmo lento, mas acelerou buscando reforçar o meio-campo para substituir Danilo, vendido ao Nottingham Forest. O nome que mais chamou atenção foi Allan, do Atlético-MG, mas o Alviverde não conseguiu fechar negócio.
De acordo com o jornalista Osvaldo Pascoal, da ESPN, o Galo ficou balançado com a proposta, vista como vantajosa financeiramente, mas um fator foi determinante para recusa. Mesmo achando uma boa venda, o clube mineiro tinha incerteza sobre a contratação de uma peça de reposição à altura, por isso optou em mantê-lo ao invés de vender ao Palmeiras.
O clube Alviverde teve que buscar a contratação de Richard Rios, do Guaraní. O jogador está com lesão na lombar e o Atlético-MG vem sentindo sua falta nos jogos, o que acaba justificando sua permanência.
Por fim, o Palmeiras chegou a oferecer 11 milhões de euros (R$ 60,3 milhões na cotação atual) pelo volante de 26 anos, mas o Galo recusou. O discurso era de que o jogador só seria vendido para clubes do exterior e por propostas maiores.