Ministra critica fala xenofóbica de Abel Ferreira contra indígenas

palmeiras-v-ituano-campeonato-paulista-2023
SAO PAULO, BRAZIL - MARCH 19: Abel Ferreira head coach of Palmeiras looks on during a match between Palmeiras and Ituano as part of Semi-finals of Campeonato Paulista (Sao Paulo State Championship) at Allianz Parque on March 19, 2023 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Ricardo Moreira/Getty Images)

Após a vitória do Palmeiras sobre o Atlético-GO por 3 a 1, na última quinta-feira (11), no Allianz Parque, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Abel Ferreira deu uma declaração que deu muito o que falar. 

O treinador disse que o Palestra não é um time de indígenas e por isso tem liberdade tática. Essa fala gerou muita polêmica, fazendo do treinador alvo de muitas críticas, inclusive da atual ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, ao lembrar da assinatura do Memorando de Entendimento com o Observatório do racismo e Xenofobia no país. 

“Essas ações são importantíssimas e passam também pelo combate a estereótipos em relação a esses povos, que levam a falas inadmissíveis como essa de Abel Ferreira”, escreveu a ministra Sônia Guajajara em sua conta no X. 

O Palmeiras volta a campo contra o Botafogo, nesta quarta-feira (17), às 21h30, no estádio Nilton Santos, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na competição, o Verdão é o vice-líder com 33 pontos, a mesma pontuação do líder Botafogo. 

(Foto: Divulgação) 

Principais vídeos

plugins premium WordPress