Há  50 anos, vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro no Mineirão abriu caminho para hexacampeonato brasileiro

O Palmeiras volta a campo contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira (4), às 21h30, no estádio Mineirão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida decisiva relembra o confronto de 50 anos atrás, quando a vitória do Verdão sobre a Raposa em Belo Horizonte abriu caminho para o hexacampeonato brasileiro. 

O Campeonato Brasileiro de 1973 avançou até o ano seguinte, quando um quadrangular envolvendo Palmeiras, Cruzeiro, Internacional e São Paulo decidiu o campeão. A tabela previa um jogo contra cada adversário, e a primeira partida dos comandados de Oswaldo Brandão foi contra a Celeste no Mineirão.

Apesar de terem um time estrelado, com nomes como Nelinho, Piazza, Palhinha e Dirceu Lopes, os donos da casa não resistiram à força do Palestra, que buscava o bi consecutivo após o título de 1972 e o sexto troféu nacional de sua história. O gol da vitória por 1 a 0 saiu aos 29 minutos da segunda etapa com Edu Bala, que entrou no lugar de Ronaldo, pegando rebote após cruzamento de Nei e saída errada do goleiro Hélio.

Na sequência do quadrangular, o Alviverde venceu o Inter de Figueroa e Falcão também por 1 a 0, no Morumbi, e chegou para a partida derradeira, diante do São Paulo, no mesmo Morumbi, precisando só de um empate. O 0 a 0, portanto, foi suficiente para o Verdão se sagrar campeão brasileiro pela sexta vez, igualando o Santos e alcançando o posto de Maior Campeão do Brasil que ostenta até hoje.

O Palmeiras vem de derrota por 3 a 1 para o Botafogo, nesta terça-feira (26), no estádio Allianz Parque, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na competição, o Verdão é o vice-líder com 70 pontos e está a três do Glorioso, líder também com 73 pontos. 

(Foto: Divulgação)

Principais vídeos

plugins premium WordPress