Agora sim, negócio fechado: Pascal Siakam é o novo reforço do Indiana Pacers, numa troca que envolve dois jogadores e mais algumas escolhas ao Toronto Raptors. Após uma movimentação como essa no mercado da NBA, o mundo do basquete vem a loucura. Muitos acham uma boa troca, alguns, nem tantos. Mas o que podemos concretizar, hoje, ao menos é que: esse era o incentivo que Tyrese Haliburton necessitava.
Tyrese já comanda o Pacers como o melhor ataque da liga, e isso é um fato. Muito disso se deve a enorme presença que Hali tem como armador, aliás, são mais de 3 jogos com 20+ assistências e zero turnovers. Definitivamente, o garoto de Indiana sabe como ser um exímio jogador de basquete. O problema era a falta de competitividade posta ao Pacers. Essa temporada, por exemplo, a equipe chegou na final do In-Season Tournament, onde foi esmagado pelo Lakers, e muito disso se deve a falta de experiência dos jovens atletas presentes em quadra.
A troca envolvendo Nwora e Bruce Brown para a chegada de um Siakam que pode deixar a franquia daqui a seis meses pode ser vista como uma maluquice, porém, não pode ser tratado assim. Siakam é um talento, isso não podemos negar. Jogador muito forte e bom nos dois lados da quadra, sendo assim, resolvendo um dos maiores problemas do time: a defesa.
O que podemos esperar do Indiana Pacers?
Com o auxílio de Hield, Haliburton e Turner, Pascal tem de absolutamente tudo para ajudar o Indiana Pacers a ir longe nessa temporada da NBA, afinal, estamos falando de um rapaz que acima de tudo, foi campeão da liga diante do temido Golden State Warriors.
Agora, com a experiência Siakam e com a magia Haliburton, o Pacers pode se dizer ‘completo’. Vale lembrar que além de tudo isso, o roster de Indiana ainda tem muitos talentos, tal qual Buddy Hield, que é um exímio chutador.
Por ser uma primeira temporada, que podemos considerar como ‘adaptação’, ainda acho cedo para dizer que eles são equipe para chegar na final de conferência, por exemplo. Porém, caso Pascal renove seu contrato para a temporada 2025 com Ben Mathurin mais adaptado e com alguma futura troca, esse time vira franco candidato ao troféu.
O elenco inicial e seus pontos fortes:
PG: Tyrese Haliburton (excelente jogador e que nos falta palavras para elogia-lo.)
SG: Buddy Hield (um dos melhores shooters da liga, com uma eficiência absurda dentro de quadra. Com certeza, faz a diferença para o Pacers.)
SF: Ben Mathurin (em seu segundo ano na liga, mostra uma melhora significativa, principalmente em seleção de arremessos. Com um jogador experiente ao seu lado, pode se mostrar ainda melhor em quadra.)
PF: Pascal Siakam (experiente, campeão da NBA, craque e bom dos dois lados da quadra. Não preciso dizer mais do que isso.)
C: Myles Turner (pré-Siakam, era o atleta mais experiente do roster, e com a ascensão de Haliburton, vem sendo muito utilizado ofensivamente, além de claro, ser um exímio reboteiro.)
O resumo final que podemos dizer do Indiana Pacers 2024 é: empolgante. Estaremos ansiosos para vermos Siakam e Haliburton juntos, em algo que promete ser a dupla mais eficiente e mais dominante da liga, afinal, não é sempre que você junta o melhor armador e um ala-pivô talentosos juntos, no mesmo time.